Plenário

Sessão Ordinária/ Lideranças e Comunicações

Vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) Foto: Guilherme Almeida
Vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Nos tempos de Lideranças e Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (15/10), os vereadores de Porto Alegre abordaram o seguintes assuntos:

PROFESSOR - Mônica Leal (PP) prestou homenagem ao Dia do Professor. “A data de hoje nos faz lembrar, admirar ainda mais e registar a importância desse profissional indispensável para toda sociedade que almeja se desenvolver e evoluir. Muitos dos professores são responsáveis pelas nossas escolhas futuras. Quando somos crianças são os professores que depositam sementes que nos ensinam a ler e escrever, nos ensinando para a vida. Eles doam seu conhecimento, que é muito precioso. Um país que reconhece e valoriza seus professores é um país desenvolvido e consciente”, enfatizou Mônica, acrescentando que os professores representam uma constante fonte motivadora para seus alunos e são mestres na área de superar desafios. “Com baixos salários e uma excessiva carga horária, ser professor exige entrega constante na tarefa de fazer o outro aprender.” (MK)
 
VIAGEM - Cassio Trogildo (PTB) destacou a viagem que fez para Milão, na Itália, acompanhado do vereador Engenheiro Comassetto (PT), nos dias 20 e 21 de setembro, para participar da ExpoMilão 2015, cujo tema foi Alimentar o Mundo. A ideia foi discutir um modelo econômico e sustentável para a zona rural de Porto Alegre. Os dois vereadores representaram a Prefeitura e a Câmara. Segundo Cassio, a intenção da visita foi trocar ideias e conhecimentos na área das zonas rurais dos grandes centros urbanos para futuramente aplicar os conceitos na capital gaúcha. “Visitamos os pavilhões do Brasil, China, Reino Unido e Israel. Foi uma viagem muito proveitosa, na medida que visitamos também o parque agrícola da cidade para buscarmos inspiração. Na China, nos chamou muito a atenção o modelo das vilas rurais misturadas com o convívio humano. Lá existe uma pequena comunidade de 6 mil pessoas, mantendo atividades agrícolas e rurais”, comentou o vereador. Cassio disse ainda que foi firmado o Pacto pela Segurança Alimentar, que está sendo assinado hoje na Capital. Porto Alegre será a primeira cidade brasileira signatária neste pacto, juntamente com Belo Horizonte. (MK)
 
PROFESSOR II – Clàudio Janta (SDD) saudou todos professores e educadores pelo seu dia, comemorado hoje. “Apesar de todas dificuldades diárias que se encontram em nossa pátria educadora, dificuldades de recursos para aprimorar a educação, levar conhecimento e acesso às novas tecnologias, os professores seguem na luta. Eu gostaria de parabenizar a todos vereadores da Casa também que são professores. Em vários países do mundo, como na Coreia, Japão, Alemanha, Suíça e Suécia, os professores são enaltecidos como detentores do conhecimento e verdadeiros artistas e heróis. Mas, em nosso país, isso não acontece”, refletiu. (MK)

MULHERES - Saudando as mulheres negras que ocupavam o Plenário Otávio Rocha para divulgar a marcha que realizarão em Brasília no dia 18 de novembro, Tarciso Flecha Negra (PSD) iniciou seu discurso lembrando sobre o quanto era importante para ele, também negro, recordar as marcas deixadas pelos mais de 350 anos de escravidão no Brasil."Se eu penei como homem negro, as mulheres penaram muito mais. Além do racismo, elas também convivem com o machismo", registrou. Reafirmando o orgulho que sente em função da cor da sua pele e de sua etnia, Tarciso lamentou a pequena inserção dos negros na política e traçou um paralelo com aquilo que se vê no Legislativo municipal: "Entre os vereadores, apenas eu e o Delegado Cleiton (PDT) somos negros, mas ambos somos homens". (CV)

MUDANÇA - Ainda no tema das mulheres negras, Bernardino Vendruscolo (PROS) se disse incrédulo diante de algumas demonstrações de discriminação racial com as quais se depara cotidianamente. "Quero homenagear e dizer que venho aprendendo muito com Tarciso e Delegado Cleiton, vereadores negros da nossa Casa. Mudei. Confesso que às vezes pensava que havia um exagero na defesa de algumas causas, mas, realmente, há muito que ser combatido e conquistado nesta área", afirmou. (CV)

VOLTA - O suplente Paulinho Rubem Berta (PPS) voltou ao Legislativo municipal para substituir o vereador Reginaldo Pujol (DEM), que está em licença de saúde. Contando estar orgulhoso por retornar ao trabalho na Câmara, Paulinho renovou seu compromisso de desenvolver um mandato em favor dos mais pobres, da periferia, dos trabalhadores. "Tenho trajetória ligada às comunidades. Sempre fui um vereador que lutou pela água, luz, que soube qual cano havia estourado na vila", relatou. (CV)

PROFESSOR III - Sofia Cavedon (PT) homenageou os educadores no Dia do Professor, categoria da qual ela também faz parte. Relembrando experiências de governos petistas em grandes cidades do país, Sofia desejou que os profissionais da educação consigam trabalhar na Escola Cidadã. "Na década de 1990, colocamos em curso uma transformação na educação em Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e outros municípios brasileiros. Designamos que essa nova escola seria a Escola Cidadã, que consolidaria no âmbito da educação o que estava consagrado na Constituição Cidadã, de 1988. Lá, haveria diálogo entre o saber acadêmico e o popular", explicou. Embora com dificuldades e contradições, Sofia também comemorou aquilo que considera avanços propiciados pelo Plano Nacional de Educação (PNE), como a garantia de condições de trabalho, salários e investimentos em educação. (CV)

PROFESSOR IV - Fernanda Melchionna (PSOL) parabenizou osprofessores pela passagem do seu dia e citou o colega de bancada, ProfessorAlex, docente da rede municipal. Questionou o que seriam das demais profissõessem a presença dos professores e lembrou que a categoria é desvalorizada pelosgovernos em todas as esferas. Que, em especial, no Rio Grande do Sul, ainda hámuita luta para a conquista do piso nacional e até mesmo, atualmente, pelorecebimento dos salários. A parlamentar aproveitou também para cobrar maisestrutura para a Defesa Civil, responsável pela logística de envio das doaçõesaos desabrigados e atingidos pelas cheias. Disse que o povo tem se demonstradosolidário e que agora a maior necessidade é por lonas para cobrir os telhadosperfurados pelo granizo. Sugeriu ainda que um posto móvel de saúde vá aoslocais mais vulneráveis, onde é maior o risco de doenças. (MG)

PROFESSOR V – Delegado Cleiton (PDT) tambémparabenizou os professores. Lembrou duas mestres da Escola Odila Gay daFonseca, as professoras Zida e Maria Helena Muniz, irmã do prefeito JoséFortunati. Destacou que é uma classe que ajuda a criar cidadãos. Igualmentefalou sobre as cheias e os desabrigados. Disse que apresentou Moção deSolidariedade aos moradores de áreas atingidas e solicitou a ampliação doserviço de segurança pública em razão dos saques havidos nas residências desseslocais. “As pessoas perdem tudo, e o mínimo que sobra está sendo furtado”,desabafou. Por fim, elogiou a campanha Multa Consciente, feita pelo Conselho deFisioterapia, que consiste em um talonário de multas a serem aplicadas peloscidadãos em casos de uso de vagas de idosos, obstrução do passeio e outroscasos de ilegalidade visto no cotidiano da cidade. (MG)

PROFESSOR VI - Prof. Alex Fraga (PSOL) destacou a data em homenagemaos professores. Disse que, em nome dos vereadores da categoria, incluindo Sofia Cavedon (PT), agradecia às manifestações das lideranças dospartidos. Ressaltou que é uma atividade profissional sofrida pela falta devalorização que deixa professores e a comunidade escolar em situação devulnerabilidade. Que a falta de investimento do poder público tem deixado as escolasem situação desesperadora, sendo que as municipais estão sendo progressivamentesucateadas e em breve chegarão a situação das estaduais, em condições dramáticas.Parabenizou quem escolheu a profissão, "que não tem o intuito de se tornar milionário, por vocação e amor à causa; que faz a diferença e tenta da suamaneira, como uma formiguinha, transformar a sociedade". (MG)

BALANÇO – Mônica Leal (PP) fez um balanço dasatividades da prefeitura em apoio aos desabrigados pelas cheias em PortoAlegre. Destacou que nesta madrugada, desde cedo, acompanhou a situação eelogiou a participação direta do prefeito José Fortunati e do seu secretariado,especialmente os responsáveis pela EPTC, Dmae, DEP e Smam, que atuam norestabelecimento dos semáforos, na limpeza de redes de esgoto, praças e parques e na retirada de árvores e galhos sobre as vias, entre outras medidas de urgência.Saudou ainda o apoio da Brigada Militar e da sociedade civil. Destacou quelevou ao vice-prefeito Sebastião Melo a sugestão da vereadora FernandaMelchionna (PSOL) de que seja instalado um posto de saúde móvel para atender aosatingidos pela enchente nas ilhas. (MG)

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
          Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)