Câmara homenageia os 50 anos da Federação Gaúcha de Judô
Atletas e dirigentes prestigiaram homenagem prestada pelos vereadores (Foto: Débora Ercolani/CMPA) Alexandre Brito disse que FGJ é uma das federações mais atuantes no país (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem, durante a sessão extraordinária desta segunda-feira (23/9), aos 50 anos da Federação Gaúcha de Judô (FGJ). Conduzida pelo vereador Mendes Ribeiro (MDB) e proposta pela Mesa Diretora, a cerimônia oportunizou a entrega de um diploma à FGJ, feita pelo vereador José Freitas (Republicanos). Nas galerias, representantes e atletas do judô acompanharam o momento, assim como João Derly, que é o secretário da Secretaria de Esporte e Lazer do RS (SEL) e já foi destaque no esporte.
“Como todos sabemos, a prática esportiva é considerada como algo mais importante que uma atividade física ou qualidade de vida”, destacou Freitas. O parlamentar mencionou a união dos diferentes povos proporcionada pelo esporte e a cooperação com a inclusão social. Ao lembrar o aniversário de 50 anos da FGJ, no dia 11 de março, Freitas saudou a entidade. Destacou os mais de 50 clubes que fazem parte dela, citou os cerca de 7 mil atletas registrados e fez referência a alguns profissionais considerados de alto rendimento olímpico: Felipe Kitadai, Ketleyn Quadros, Mayra Aguiar e João Derly. “Isso, com certeza, é o resultado de anos de trabalho e dedicação”, parabenizou Freitas, ao desejar vida longa à federação.
Representante
Na tribuna, o vice-presidente da FGJ, Alexandre Brito, agradeceu a menção honrosa e o reconhecimento ao sublinhar que o Legislativo “está sempre atento às instituições sérias e dedicadas”. Avaliou que, “nestes 50 anos, nós somos considerados como uma das federações mais atuantes no cenário nacional”. Brito também ressaltou a importância dos clubes e dos professores, os quais, segundo ele, “trabalham diuturnamente para manter a fundação”. Tal como José Freitas, o vice-presidente enfatizou a excelência do esporte. Afirmou os benefícios proporcionados pelo judô ao considerar a “forma responsável e comprometida dos atletas para a sociedade e às suas famílias”.
Os vereadores e vereadoras da Câmara, durante a homenagem, trataram dos seguintes temas:
REFLEXÃO - João Bosco Vaz (PDT) disse que a homenagem era merecida, porque, além da cerimônia em si, “ela também é uma grande preocupação com a iniciação esportiva”. O parlamentar recordou atletas que ele viu se desenvolver. Citou o secretário João Derly e a judoca da Sogipa Mariana Martins. O pedetista, no entanto, relatou a sua preocupação com as federações. De acordo com Bosco, “o Comitê Olímpico Brasileiro não se preocupa com as federações, mas com as confederações”. Para o vereador, “o esporte já foi muito forte, como nas universidade Ulbra, UCS, PUC”. Atualmente, “infelizmente há pouca participação do esporte”, lamentou. (BSM)