Plenário

Câmara homenageia os 50 anos da Federação Gaúcha de Judô

  • Homenagem aos 50 anos da Federação Gaúcha de Judô.
    Atletas e dirigentes prestigiaram homenagem prestada pelos vereadores (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Homenagem aos 50 anos da Federação Gaúcha de Judô. Na foto, vice-presidente da Federação Gaúcha de Judô, Alexandre Brito.
    Alexandre Brito disse que FGJ é uma das federações mais atuantes no país (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem, durante a sessão extraordinária desta segunda-feira (23/9), aos 50 anos da Federação Gaúcha de Judô (FGJ). Conduzida pelo vereador Mendes Ribeiro (MDB) e proposta pela Mesa Diretora, a cerimônia oportunizou a entrega de um diploma à FGJ, feita pelo vereador José Freitas (Republicanos). Nas galerias, representantes e atletas do judô acompanharam o momento, assim como João Derly, que é o secretário da Secretaria de Esporte e Lazer do RS (SEL) e já foi destaque no esporte.   

“Como todos sabemos, a prática esportiva é considerada como algo mais importante que uma atividade física ou qualidade de vida”, destacou Freitas. O parlamentar mencionou a união dos diferentes povos proporcionada pelo esporte e a cooperação com a inclusão social. Ao lembrar o aniversário de 50 anos da FGJ, no dia 11 de março, Freitas saudou a entidade. Destacou os mais de 50 clubes que fazem parte dela, citou os cerca de 7 mil atletas registrados e fez referência a alguns profissionais considerados de alto rendimento olímpico: Felipe Kitadai, Ketleyn Quadros, Mayra Aguiar e João Derly. “Isso, com certeza, é o resultado de anos de trabalho e dedicação”, parabenizou Freitas, ao desejar vida longa à federação.

Representante

Na tribuna, o vice-presidente da FGJ, Alexandre Brito, agradeceu a menção honrosa e o reconhecimento ao sublinhar que o Legislativo “está sempre atento às instituições sérias e dedicadas”. Avaliou que, “nestes 50 anos, nós somos considerados como uma das federações mais atuantes no cenário nacional”. Brito também ressaltou a importância dos clubes e dos professores, os quais, segundo ele, “trabalham diuturnamente para manter a fundação”. Tal como José Freitas, o vice-presidente enfatizou a excelência do esporte. Afirmou os benefícios proporcionados pelo judô ao considerar a “forma responsável e comprometida dos atletas para a sociedade e às suas famílias”. 

Os vereadores e vereadoras da Câmara, durante a homenagem, trataram dos seguintes temas:

REFLEXÃO - João Bosco Vaz (PDT) disse que a homenagem era merecida, porque, além da cerimônia em si, “ela também é uma grande preocupação com a iniciação esportiva”. O parlamentar recordou atletas que ele viu se desenvolver. Citou o secretário João Derly e a judoca da Sogipa Mariana Martins. O pedetista, no entanto, relatou a sua preocupação com as federações. De acordo com Bosco, “o Comitê Olímpico Brasileiro não se preocupa com as federações, mas com as confederações”. Para o vereador, “o esporte já foi muito forte, como nas universidade Ulbra, UCS, PUC”. Atualmente, “infelizmente há pouca participação do esporte”, lamentou. (BSM)

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:FGJjudô