Plenário

Câmara homenageia os 50 anos do Senalba/RS

Antônio Johann preside o Senalba/RS Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
Antônio Johann preside o Senalba/RS Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O período de Comunicações Temático, na sessão ordinária desta segunda-feira(25/4), foi destinado a homenagear os 50 anos do Sindicato dos Empregados emEntidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação eFormação Profissional no Estado do Rio Grande do Sul, o Senalba/RS. A homenagem ocorreu no Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal, e foi proposta pelo vereador Cláudio Janta (SD).

Em seu discurso, Janta ressaltou a importância da entidade, destacando que ela "vem participando e representando na questão daqualificação profissional e sabe da necessidade disso, além de participarativamente na discussão sobre o salário mínimo regional junto com o movimento sindical". Também mencionou osuporte que o sindicato dá a seus membros, como habitação e serviços médico e odontológico.

O vereador Reginaldo Pujol (DEM) lembrou “com orgulho,sentimentalismo e saudade” que já foi advogado credenciado pelo Senalba/RS."Ao Senalba, mais 50 anos; de mim, 50 mil anos de agradecimento",concluiu. João Carlos Nedel, vereador pelo PP, falou sobre os fundamentos dosindicato, que são a democracia, a dignidade humana, a busca da justiça e dapaz social, entre outros.

O último a falar foi o presidente da entidade, Antônio Johann,que agradeceu a homenagem, mas também criticou as diversas tentativas deintervencionismo que os movimentos sindicais estão sofrendo atualmente e orepasse de verbas para educação na cidade. "Apesar de todos os esforços daprefeitura, não temos conseguido salários justos para nossos membros".


Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)