Mostra fotográfica conta os cem anos da Assembleia de Deus no Estado
Uma exposição fotográfica montada no saguão do Plenário Otávio Rocha (2º piso da Câmara) comemora os cem anos da Igreja Assembleia de Deus no Estado. As imagens mostram momentos marcantes da igreja, fundada em Porto Alegre no dia 15 de abril de 1924. A exposição é organizada pelo gabinete da vereadora Psícóloga Tanise Sabino (MDB)
História
As atividades da Assembleia de Deus no Estado iniciaram-se no dia 15 de abril de 1924, com o primeiro culto pentecostal na cidade de Porto Alegre. O missionário responsável foi o pastor Gustavo Nordlund, que juntamente com sua família chegou ao RS em 2 de fevereiro de 1924.
O primeiro culto foi realizado na Rua Maryland, Bairro Montserrat, no dia 15 de abril de 1924. Alguns meses depois, no dia 19 de outubro de 1924, realizou-se o primeiro batismo no rio Guaíba, no Bairro Navegantes. Em 20 de outubro de 1929 a igreja em Porto Alegre, atendendo ao progresso do trabalho, inaugurou um salão mais amplo na Avenida Cristovão Colombo, 580, esquina com a Rua Comendador Coruja, que foi adaptado para acolher 800 membros. Em 1933, a igreja em Porto Alegre contava com quatro escolas dominicais na cidade e cinco congregações nos bairros.
O mês de fevereiro de 1939 tornou-se uma data histórica para a Assembleia de Deus em Porto Alegre. No dia 26 daquele mês, inaugurou-se o templo da Assembleia de Deus, localizado à Rua General Neto, 384, Bairro Floresta. Sendo, na época, o maior templo da Assembleia de Deus no Brasil. Nos primeiros dias de março de 1955, o missionário Nils Taranger foi chamado em Porto Alegre para assumir a presidência da igreja, no lugar de Gustavo Nordlund, que retornou à Suécia. Ao longo de 43 anos, Taranger esteve na liderança da igreja, empenhando-se também na construção de novos templos e num trabalho social que perdura até os dias de hoje, a exemplo da Clínica Esperança e Lar Gustavo Nordlund.