Plenário

Câmara homenageia os cinco anos do Inepe na Capital

Faustino Júnior (de cinza) recebeu diploma das mãos de Bins Ely (e) Foto: Leonardo Contursi
Faustino Júnior (de cinza) recebeu diploma das mãos de Bins Ely (e) Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
A Câmara Municipal homenageou os cinco anos da presença em Porto Alegre do Grupo Educacional do Instituto Nacional de Especialização, Pós-Graduação e Extensão (Inepe) na sessão desta quinta-feira (10/3) no Plenário Otávio Rocha. Conduzida pelo presidente da Câmara, Cassio Trogildo (PTB), a cerimônia foi proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), que destacou o papel e a seriedade do Inepe. 

Bins Ely contou que a sede do Inepe, hoje na Avenida Bento Gonçalves, foi transferida para Porto Alegre em 11 de março de 2011, completando cinco anos “com pilares sólidos e mais projetos do que nunca”. Como informou, o grupo tem centenas de unidades no país e oferece cursos de graduação, pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e de extensão, dos quais muitos com nota máxima do Ministério da Educação, o que, a seu ver, atesta a qualidade dos serviços prestados. De acordo com Bins Ely, 100% do corpo docente do grupo têm doutorado. 

O vereador disse que, entre os diferenciais do Inepe, estão as parcerias com diversas instituições de ensino superior reconhecidas no mundo todo, como Miami University, Harvard e Oxford. Por fim, o vereador - ex-aluno da pós-graduação em Direito Público no Inepe - ressaltou que a homenagem é da Câmara, mas também de toda cidade, para reconhecer o papel e o trabalho do Inepe no desenvolvimento da educação. 

Vocação

O reitor da Facspar, Facinepe, Facinepe/RS e CEO do Grupo Educacional Inepe, professor Faustino Júnior, recebeu o diploma alusivo à data e agradeceu a lembrança da Câmara. “É com muita honra que recebo esta homenagem e a compartilho com todos os funcionários”, disse. “Em 11 de março de 2011, iniciávamos uma honrosa e ousada caminhada na Capital, inicialmente tendo como foco a oferta de cursos livres”, relatou. 

Segundo Faustino, com o tempo, o grupo cresceu e ganhou pujança e reconhecimento, fazendo com que a sede do Inepe viesse para Porto Alegre. “Não vemos a educação simplesmente como mercado, mas como vocação e predileção pessoal de todos os alunos e professores”, garantiu. “É lisonjeiro ser homenageado pela cidade porque nosso trabalho tem a cara do povo de Porto Alegre”, afirmou. “Queremos ser líderes, formando líderes. E isso significou nosso crescimento e nos trouxe até aqui hoje. Por isso, quero compartilhar essa inestimável homenagem com todos.” Como acrescentou, o Inepe está há cinco anos na capital gaúcha, mas existe há 30 anos no Brasil, tendo origem no Paraná.

Também participou da homenagem o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Administração e pró-reitor de Relações Interinstitucionais do Inepe, Carlos Fett Paiva Neto.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)