Solene

Câmara homenageia presidente da Federação de Jiu-Jitsu

Marcantônio (e) entrega placa a Mattos Filho (d) Foto: Felipe Dalla Valle
Marcantônio (e) entrega placa a Mattos Filho (d) Foto: Felipe Dalla Valle

Na noite desta terça-feira (23/08), os vereadores da Câmara Municipal homenagearam o presidente da Federação Gaúcha de Jiu-Jitsu (FGJJ), Walter Mattos Filho. A solenidade, proposta pelo vereador Luciano Marcantônio (PDT), foi uma oportunidade, segundo o vereador, "para exaltar e reconhecer o trabalho que Walter vem desenvolvendo pelo esporte e pelo bem estar das pessoas aqui em Porto Alegre". A sessão, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi coordenada pelo vereador Mauro Zacher (PDT) e prestigiada por colegas e familiares do homenageado.

De acordo com Marcantônio, a distinção representa um reconhecimento público pelo trabalho e dedicação de quase duas décadas da vida de Mattos dedicada à promoção do esporte, que tem como base princípios como honra, lealdade, caráter, disciplina, respeito que norteiam a filosofia de uma das principais artes marciais milenares. "Mattos trouxe do Rio de Janeiro, sua terra natal, mais de 20 anos de prática de Jiu-jitsu e aqui Porto Alegre conseguiu aglutinar um pequeno grupo interessado em praticar a arte. Ali começou a trajetória de sucesso e seu potencial para desenvolver projetos sociais em prol da cidadania", afirmou. Para Marcatônio, a maior virtude do homenageado é de sempre pensar no bem comum antes de seus interesses próprios. "Como presidente da Fundação, garantiu geração de emprego e renda por meio do esporte", frisou. Atualmente a FGJJ possui mais de cem academias de Jiu-Jitsu filiadas.

Ao agradecer a distinção, Mattos disse estar feliz em ter consolidado raízes em Porto Alegre, formando um trabalho que só foi possível graças aos lutadores, apoiadores e parceiros que sempre motivaram sua luta e engajamento na construção de um mundo melhor. "É uma honra pra mim se reconhecido desta forma. Escolhi esta cidade, formei minha família aqui e por isso é muito difícil de exprimir em palavras o que estou sentindo. Agradeço a todos que estiveram ou estão ao meu lado nessa caminhada”, reteirou. Walter Mattos conheceu o esporte na década de 70 pelas mãos do mestre Carlson Gracie, quando ainda vivia na cidade do Rio de Janeiro.

Trajetória

Em 1992, quando chegou ao Rio Grande do Sul, trouxe na bagagem mais de 20 anos de prática de jiu-jitsu. Em solo gaúcho Mattos fundou, ao lado de Zé Mario Spery, a Equipe Walter Mattos – Zé Mário, que mais tarde daria origem à academia Sul Jiu-Jitsu (SJJ).

Paralelamente ao trabalho de empresário e entusiasta do esporte, também se dedicou o organizar a modalidade no Estado. Foi ele o responsável pela criação da Federação Gaúcha de Jiu-Jitsu (FGJJ), entidade da qual é o atual presidente. Atualmente, milita fortemente na profissionalização da arte marcial, desenvolvendo projetos que permitam inserir atletas no mercado de trabalho e que viabilizem que eles tirem seu sustento da luta.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)