Plenário

Câmara homenageia profissionais de fisioterapia e TO

Comunicações em Homenagem aos 50 anos da regulamentação das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Na foto: da esq. presidente do Crefito, Jadir Lemos; vereador João Carlos Nedel; presidente da CMPA, vereadora Mônica Leal; vice-presidente do Crefito, Glademir Schwingel
Jadir Camargo Lemos (e) recebe diploma em nome do Crefito (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem, na tarde desta segunda-feira (30/9), durante sessão ordinária no Plenário Otávio Rocha, aos 50 anos da regulamentação das profissões de fisioterapeuta e de terapeuta ocupacional. Oportunizada pela Mesa Diretora, a cerimônia foi coordenada pela presidente do Legislativo, vereadora Mônica Leal (PP), e contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). 

Em nome da Mesa Diretora, o vereador João Carlos Nedel (PP) manifestou o reconhecimento das duas funções. Na oportunidade, Nedel recordou que, no último dia 12 de setembro, também foi realizada uma cerimônia de comemoração, no Plenário Ana Terra da Câmara, ao cinquentenário. Citando alguns exemplos, o parlamentar ressaltou a importância destas atividades pelo “cuidado, prevenção de problemas, alívio das dores, busca pela melhora e dedicação às pessoas”. Além disso, destacou que “são mais de 15 mil profissionais registrados e quase 4 mil consultórios no Rio Grande do Sul”. Para ele, “essas são demonstrações suficientes de respeito e confiança”. 

Representantes

“É uma honra imensa recebermos esta homenagem”, declarou o presidente do Crefito, Jadir Camargo Lemos. Para ele, a iniciativa “nos remete a uma grande responsabilidade, pois entendemos que homenagear é reconhecer”. Além disso, Lemos disse que irá transmiti-la a todos os profissionais, parceiros, amigos e colaboradores, já que são vários os envolvidos na excelência das profissões.

Igualmente, o presidente traçou a evolução dos serviços. Contou sobre o início deles, mais voltados à “reabilitação”, mas que foram evoluindo com a ciência e que, hoje, são reconhecidos em várias áreas: esporte, saúde dos idosos e dos trabalhadores. “Somos necessários para a longevidade da população”. Por fim, Lemos falou do Sistema Único de Saúde (SUS). Afirmou ser o “nosso lugar por competência.” Ele pediu, na tribuna, o auxílio da Câmara, “uma vez que vocês (vereadores) também podem contar com o nosso apoio”. 

Vereadores

Ao se manifestar durante a homenagem, o vereador Valter Nagelstein (MDB) comentou sobre a importância desses serviços. Falou que, nas creches que ele frequenta, há crianças que sofrem de autismo em diversos níveis e que precisam de tratamento especializado. Contudo, Nagelstein mencionou saber que “a Secretaria Municipal de Educação se ressente desses profissionais”. Lembrou, todavia, do trabalho desenvolvido pelos hospitais Independência e Divina Providência. “Tenho certeza da qualidade desses profissionais, e eles não são de um modelo estatal”. 

O vereador Adeli Sell (PT) afirmou a importância dos cuidados com os idosos e a questão da longevidade. Comentou que as entidades que tratam dos idosos, crianças e adolescentes é que, lamentavelmente, “conhecem as pedras no caminho”. Disse que, no caso da prefeitura, “as creches conveniadas têm o acompanhamento psicológico da Secretaria Municipal da Educação” e que, por isso, “os resultados dos profissionais que fazem o serviço público são positivos”. Conforme o petista, “vamos estar mais em contato com o Crefito e debatermos o assunto nas comissões da Casa”.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Crefitoterapeuta ocupacionalfisioterapeutaterapia ocupacionalfisioterapia