Evento

Câmara inaugura Semana da Consciência Negra 2011

Vereadores e organizadores do evento Foto: Felipe Dalla Valle
Vereadores e organizadores do evento Foto: Felipe Dalla Valle

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (11/11), no Plenário Rocha, a Câmara Municipal de Porto Alegre abriu sua Semana da Consciência Negra 2011 (Secon). Diversas autoridades, militantes do movimento negro e antirracismo prestigiaram o evento, que teve, ainda, as presenças dos vereadores Tarciso Flecha Negra (PSD), Toni Proença (PPL), Aldacir Oliboni (PT) e Idenir Cecchim (PMDB).

Na abertura , a presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), afirmou que existe uma enorme dívida com o povo negro. Destacou que, se o Brasil não tivesse escravizado os negros por 300 anos, já seria um país desenvolvido, sem miséria, sem desigualdade e sem violência. Disse que o povo negro tem uma grande contribuição a dar nos mais diversos setores como na cultura, na religiosidade, na culinária. Observou que a Câmara tem tradição de protagonizar atividades culturais e debates sobre a cultura e as tradições de negros e negras.

Oliveira Silveira

O evento deste ano tem como tema Tributo a Oliveira Silveira, para homenagear o poeta, escritor e professor negro gaúcho falecido em 2009. Foi Oliveira Silveira quem propôs 20 de Novembro como o Dia da Consciência Negra, lembrando a morte de Zumbi dos Palmares em 1695.

  A filha de Oliveira Silveira, Maiara Silveira, presente à abertura, relatou partes dos 39 anos em que militou com o seu pai. Lembrou que Oliveira Silveira valorizava muito a família negra para a preservação da raça. Relembrou, ainda, dos ensaios de música e poesia nos altos do Mercado Público e recitou versos de seu pai como o Poema para Palmares.

Em seguida, o Coral da Câmara, regido pelo maestro Bernardo Varriale, apresentou as músicas Viva La Music, Cio da Terra e Kum ba Yah (Come by here). O maestro também declamou alguns poemas e destacou o trabalho da presidente Sofia Cavedon para a viabilização do coral. Também houve apresentação do pianista Angelin Loro, que executou diversas obras.

Programação

Ainda nesta sexta-feira, às 18h30min, no Teatro Glênio Peres, da Casa, será realizado o seminário Sensibilização para Cumprimento das Leis Federais 10.639 e 11.645, com palestras de Daniela Espindola, Paulo Renato Machado e Waldemar Lima, seguidas de oficina de artes.
A Secon 2011 terá atrações até 20 de novembro, quando será encerrada em ato solene, às 17 horas no Plenário Otávio Rocha, para a entrega do Troféu Deputado Carlos Santos a afro-descendentes que se destacaram em suas áreas de atuação. Durante a cerimônia, haverá apresentação musical de Porto Alex e Haydée Guedes.

 A programação completa da Secon 2011 pode ser conferida na página inicial do site www.camarapoa.rs.gov.br. Além das diversas palestras, oficinas e apresentações culturais, o evento terá exposição e documentário sobre Oliveira Silveira e dois passeios do projeto Carris Territórios Negros, nos dias 11 e 20 de novembro.

 Outro ponto alto da programação será o ato religioso Acendimento da Chama da Liberdade, às 20 horas de segunda-feira (14/11), no Parque da Harmonia. A cerimônia será comandada pelo babalorixá Baba Diba, com o Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos.

Toda programação tem entrada franca. Informações na Comissão Organizadora da Secon, pelo telefone (51) 3220-4163, com a coordenadora do evento Vera Anita Conceição. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)