Música

Coral da Ufrgs festeja 50 anos com apresentação nesta quarta-feira

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Camerata Jovem de Porto Alegre (formada por alunos da Escola de Música Tio Zequinha) estarão reunidos às 20 horas desta quarta-feira (23/11) no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255). O espetáculo, que homenageia os 50 anos do Coral, tem entrada franca.

Serão apresentadas quatro composições: Judas Maccabeus, de G. F. Händel; Jesus, Alegria dos Homens, de J. S. Bach; Concerto nº 2 in G, de F. Seitz, e Gloria in D, de A. Vivaldi. O Coral e a Camerata são regidos pelo maestro Lucas Alves, tendo como preparadora vocal a soprano Cíntia de los Santos. A apresentação conta com apoio da Ufrgs (Pré-Reitoria de Extensão) e da Escola de Música Tio Zequinha.

História

O Coral da Ufrgs foi fundado em 13 de agosto de 1961 pelo maestro Pablo Komlós, na gestão do reitor Elyseu Paglioli, para atuar junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). HOje tem como maestro Lucas Alves e preparadora vocal a soprano Cíntia de los Santos. Passou a dedicar-se à música a capella em 1969, sob a regência do maestro Nestor Wennholz.

O Coral recebeu prêmios regionais, nacionais e internacionais, conquistando o 1° lugar no II Concurso Nacional de Coros MEC-Funarte-Rede Globo, em 1978, o maior realizado no Brasil; o 1° lugar no 14° Festival Internacional de Coros de Porto Alegre, em 1989, e o 2° lugar nas edições de 1993 e 1997 desse festival. Foi convidado a participar de festivais no Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em 1990, foi selecionado e representou o RS no I Brasil Cantat em Novo Hamburgo e, em 1992, no II Brasil Cantat em Belo Horizonte, que reuniu os melhores coros do Brasil.

Em homenagem aos 100 anos de nascimento de seu fundador, o Coral da Ufrgs promoveu o Festival de Coros Maestro Pablo Komlós, com edições em 2007 e 2009. Nesses 50 anos de atividades ininterruptas, o Coral realizou mais de 1.500 apresentações. Seu repertório abrange peças de todas as épocas e estilos musicais, buscando a elevação do nível técnico-artístico. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, o Coral da Ufrgs é formado por alunos, ex-alunos, professores, funcionários da universidade e pela comunidade.

Currículos

LUCAS ALVES (maestro) -
Iniciou seus estudos de música aos seis anos no Projeto Prelúdio, da Ufrgs. Em 2004, ingressou no curso de Bacharelado em Regência Coral da universidade. Participou de oficinas de Regência Coral e Orquestral com músicos brasileiros e internacionais. Graduou-se em 2007 sob orientação de Jocelei Bohrer. Alves é regente da Orquestra Jovem Villa-Lobos da Escola de Música Tio Zequinha desde agosto de 2006. Em 2008 ingressou no curso de Licenciatura em Música – Habilitação Canto da Ufrgs. Foi regente auxiliar do Coral da Ufrgs desde 2007 e, em março de 2009, assumiu a função de regente titular do grupo.

CÍNTIA DE LOS SANTOS (preparadora vocal) - Soprano lírico com carreira artística internacional, formou-se em Licenciatura em Piano pela Ufrgs. É a primeira soprano brasileira a ser solista das obras Paixão Segundo São Mateus, de J. S. Bach, e Messias, de G. F. Haendel, na Cidade Proibida, em Pequim, China. É solista em obras famosas como Carmina Burana, de Carl Orff, a ópera Carmela, de Araújo Vianna, o musical Antônio Chimango, de Arthur Barbosa; e Magnificat, de John Rutter (2011). Foi semifinalista no 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, em Belo Horizonte (abril/2011). É preparadora vocal do Coral da Ufrgs desde agosto/2008, do Coral Transpetro/Petrobras, de Osório, e do grupo Meninas Cantoras de Novo Hamburgo.

A Câmara Municipal tem estacionamento fechado e gratuito. Informações com o coordenador do Teatro Glênio Peres, Rafael Baião: (51) 3220-4174, e-mail rafaelbaiao@hotmail.com

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)