Instalação

Câmara instala Frente para a Melhoria do Trânsito

Iniciativa visa reunir entidades para buscar soluções dos problemas de mobilidade na Capital.

  • Instalação da Frente Parlamentar de Trânsito
    Os vereadores Matheus Ayres e João Carlos Nedel na abertura (Foto: Guilherme Sampaio/Divulgação/CMPA)
  • Veículos no trãnsito do centro
    Dificuldades, como os vários engarrafamentos, preocupam a Frente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Foi instalada, na tarde desta sexta-feira (24/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Frente Parlamentar Para a Melhoria do Trânsito (Frentrânsito). O evento, realizado no Plenário Otávio Rocha e conduzido pelo presidente da Frentrânsito, vereador João Carlos Nedel (PP), contou com a participação de organizações e empresas ligadas ao trânsito de Capital. De acordo com Nedel, o objetivo da Frente é encontrar soluções e buscar novas ideias e sugestões para serem discutidas e encaminhadas ao Executivo.

O proponente da Frente citou dados alarmantes sobre os problemas de trânsito no Brasil e sobre o tempo que as pessoas perdem ao se deslocar. “Há intermináveis engarrafamentos ocupando nosso tempo e dificultando nossa vida”, salientou. Nedel afirmou que, em Porto Alegre, a relação é de um veículo para cada 1,8 pessoas, e que a frota cresceu mais de 60% nos últimos dez anos. “Várias obras paralisadas, estacionamentos em vias não adequadas, semáforos não sincronizados e dificuldade na pavimentação são algumas das causas dos transtornos”, expôs o vereador, atestando que a Frentrânsito pretende incentivar ações que agilizem a circulação na Capital.

Secretário da Frente, o vereador Matheus Ayres (PP) reiterou que a mobilidade urbana tem um papel essencial na melhoria da qualidade de vida. “Queremos trabalhar pelas pessoas, unindo a iniciativa privada e o poder público, para desburocratizar e eliminar os problemas de mobilidade”, declarou. Segundo ele, mesmo com o apoio de entidades privadas, o setor público não pode ser esquecido. “Ele precisa assumir suas responsabilidades e fazer bem feito”, completou Ayres.

Incentivo ao transporte coletivo

Convidado para o evento, o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, destacou que a Frentrânsito é oportuna, pois permite a discussão entre pessoas que podem agregar conhecimento e boas experiências. “Ficamos honrados pelo convite e esperamos que seja um período de trabalho e dedicação, e que as melhores ideias possam ser colocadas em práticas”, disse.

Representando a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), órgão responsável pelo transporte coletivo intermunicipal no Rio Grande do Sul, o diretor-superintendente Pedro Bisch Neto salientou que o transporte é um dos “gargalos” de Porto Alegre e da Região Metropolitana e que existem irracionalidades no sistema que devem ser corrigidas. “Em primeiro lugar, é necessário priorizar o transporte coletivo, e isso deve ser feito da forma mais racional possível”, afirmou.

De acordo com Bisch, os sistemas municipal e intermunicipal deveriam ser interligados, a fim de racionalizar ambos. “Há uma ociosidade absurda, e muitos ônibus circulando com bancos vazios. É necessário integrar os dois sistemas, mas, para isso, é necessário entendimento e vontade pública”, sustentou, explicando que isso diminuiria a quantidade de veículos circulando e o tempo de espera dos passageiros.

Na mesma linha, o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Gustavo Simionovschi, defendeu a priorização do transporte público coletivo. “Várias cidades que privilegiaram o transporte coletivo conseguiram um melhor aproveitamento urbano”, explicou. Conforme Simionovschi, o transporte individual não é a solução para os problemas do trânsito, pois a infraestrutura urbana não possui condições de crescer no mesmo ritmo da frota. “Cada vez mais veículos estão transportando menos pessoas. Temos que limitar o uso do automóvel, do contrário ele ocupará todos os espaços”, sublinhou.

Também estiveram presentes o arquiteto e ex-diretor de trânsito da EPTC Fernando Lindner; o representante do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul e do Complexo Logístico do Porto Seco, Jackson Castro, e o representante da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), Jânio Ayres, além do vereador Cassiá Carpes (PP).

Além de Cassiá, Nedel e Ayres, fazem parte da Frentrânsito os vereadores Clàudio Janta (SD), Luciano Marcantônio (PTB), Mônica Leal (PP), Alvoni Medina (PRB), José Freitas (PRB), Airto Ferronato (PSB) e Paulinho Motorista (PSB).

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)