Economia

Câmara instala Frente Parlamentar do Empreendedorismo entre Brasil e Itália

Intercâmbios econômicos são discutidos para a maior interação dos dois países

Frente Parlamentar pelo empreendedorismo responsável Brasil/Itália. Ao microfone, o advogado Fábio Vicenzi apresenta um panorama das relações comerciais Rio Grande do Sul/Itália.
Frente quer buscar formas de estimular negócios entre Brasil e Itália (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, na tarde desta quinta-feira (27/06), a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Responsável entre o Brasil e a Itália. Proposta pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), a ideia é discutir iniciativas que proporcionem um intercâmbio econômico entre os dois países. 

"Esta Frente pode contribuir com o quê?", questionou Sgarbossa ao introduzir o encontro. Em resposta, o parlamentar mencionou que, além de a Câmara da cidade fazer desse primeiro passo um exemplo para as outras Câmaras do estado e até do país, a conversa poderá chegar em um nível acadêmico e agregar outras esferas. "Queremos abordar o empreendedorismo responsável, as dimensões econômicas que, no caso, ambas tratam de uma economia solidária", afirmou o proponente.  

O advogado Fábio Vicenzi apresentou um panorama das relações comerciais entre o Rio Grande do Sul e a Itália. Lembrou que o RS é o estado brasileiro com o maior número de migrações italianas. Embora atualmente sem dados concretos, Vicenzi destacou que, até 2012, o estado possuía 44 empresas e 47 filiais da Itália. No período de 2012 até 2018, relatou que o estado foi a sexta maior exportação entre o Brasil e a Itália; e a sétima maior posição brasileira em importar produtos italianos. "Então, como impulsionar o empreendedorismo?", indagou o advogado ao elencar não apenas a atuação das empresas, mas a articulação entre os seguintes atores: "a Câmara de Comércio Italiana, o Consulado e a Embaixada italianos, as universidades locais, a Prefeitura de Porto Alegre, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)" e outros. "Teremos que debater inúmeras economias", considerou. 

Na oportunidade, além da presença dos vereadores Nelcir Tessaro (DEM) e Hamilton Sossmeier (PSC), também participaram do encontro a genealogista e advogada Cláudia Antonini; a coordenadora, no RS, do Instituto Nazionale Confederale di Assistenza (INCA/CGIL), Saraí Brixner; e outros interessados no assunto. Conforme descrito por Sgarbossa, a Frente Parlamentar tem uma liberdade de atuação e, neste caso, será agendada para novos debates acerca do assunto.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)