Câmara lembra 30 anos da Fasc
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta segunda-feira (20/10) homenagem pelos 30 anos de criação da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A instituição foi criada em setembro de 1978. A vereadora Maria Luiza (PTB) explicou o funcionamento e as ações da fundação, lembrando que o órgão, por sua importância, tem status de secretaria em Porto Alegre. "Hoje, a Fasc tem como foco a população em estado de vulnerabilidade social", afirmou.
Conforme a vereadora, a instituição é uma fundação de direito público ligada à prefeitura que tem como função o gerenciamento da política de assistência municipal. Luiza destacou que atualmente a Fasc está empenhada na implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), uma estrutura semelhante ao SUS, que contará com 39 centros de referência até 2012 nos quais serão oferecidos atendimento básico, atenção integral a famílias, convênios para idosos e ações socioeducativas.
Carla Zambiasi, que representou Brizabel Rocha, presidente da Fundação, na cerimônia, elogiou o trabalho dos funcionários da instituição. "São pessoas destemidas, que pegam junto no pesado a qualquer hora e que ajudam a construir novas políticas assistenciais na cidade." Carla prometeu que a Fasc vai crescer ainda mais com a implantação do Suas, ampliando sua ação em favor das crianças de rua, dos idosos e das mulheres desamparadas.
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)