Câmara lembra 60 anos da Faculdade de Direito da PUC
A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o Grande Expediente da sessão desta segunda-feira (27/8) para homenagear os 60 anos de fundação da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). A solenidade foi proposta pelo vereador João Antonio Dib (PP) e dirigida pelo 2º secretário da Câmara, João Carlos Nedel (PP).
Dib lembrou que a Faculdade de Direito foi criada em 13 de janeiro de 1947, após esforços de um grupo de intelectuais cristãos liderados pelo ex-senador Armando Câmara. Conforme o vereador, desde sua fundação a faculdade formou 17 mil bacharéis. Dib destacou que a instituição oferece cursos de mestrado e doutorado, estágios e assessoria jurídica gratuita para a comunidade carente, entre outros serviços. Disse também que o Direito da Pucrs tem se firmado como referência entre os cursos da área, pela qualidade do ensino. Vida longa à faculdade; que continue com o mesmo entusiasmo à procura da melhor formação de seus alunos, disse.
O diretor da Faculdade de Direito, Jarbas Lima, agradeceu o reconhecimento da Câmara. Recordou que o curso surgiu logo após a II Guerra Mundial, que enlutou o mundo e provocou a ânsia geral por uma nova ordem social. Contou que, em 1948, um ano após a fundação da faculdade, foi lançada a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que recebeu guarida no novo curso. Segundo ele, é objetivo da faculdade formar cidadãos e não somente profissionais do Direito. Informou que hoje o Direito da Pucrs conta com 6 mil alunos e 209 professores na graduação e pós-graduação.
Também saudaram os 60 anos da Faculdade de Direito os vereadores Sebastião Melo (PMDB), Adeli Sell (PT), Márcio Bins Ely (PDT), José Ismael Heinen (Dem), Haroldo de Souza (PMDB), Maristela Maffei (PCdoB) e Luiz Braz (PSDB).
Além de Nedel e Lima, compuseram a Mesa o pró-reitor de Extensão da Pucrs, João Dornelles Júnior; a vice-diretora da Faculdade de Direito, Ana Maria Ortiz; o desembargador Francisco José Moesch, representante do Tribunal de Justiça do Estado; e a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção RS, Sulamita Santos Cabral.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)