Plenário

Câmara lembra os 66 anos da criação do Estado de Israel

Sessão solene aconteceu nesta terça-feira Foto: Desirée Ferreira
Sessão solene aconteceu nesta terça-feira Foto: Desirée Ferreira (Foto: Desire Ferreira/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (13/5), no Plenário Otávio Rocha, Sessão Solene, presidida pela vereadora Mônica Leal (PP), em homenagem aos 66 anos da criação do Estado de Israel. “Não estamos celebrando somente os 66 anos da criação do Estado de Israel mas todos os anos vindouros”, disse o proponente da homenagem, vereador Valter Nagelstein (PMDB). “Nestes anos que virão, nós não estaremos mais aqui, no entanto, o legado de Israel sempre estará.”

Conforme o vereador, é necessário reforçar os laços de irmandade para combater  a intolerância. Lembrou que em Israel judeus e árabes convivem em harmonia. Nós lutamos contra o radicalismo que interrompe esta paz. A tradição judaica acredita no amor a Deus”, disse. Durante seu discurso o vereador também falou da relação entre o Estado de Israel e o Rio Grande do Sul. “A história nos une", destacou Nagelstein, referindo-se ao gaúcho Osvaldo Aranha que presidiu a assembleia da ONU e deu início ao processo de criação do Estado de Israel. 

O presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Mário Cardoni, agradeceu a Sessão Solene e afirmou que a homenagem é uma honra para o Estado de Israel. “O nosso hino possui em seu significado a palavra esperança. É isso que meu povo tem: esperança. Esperança de um lar de paz, de paz permanente entre todos os povos e todas as crenças. Temos esperança de celebrar e lembrar por muitos anos o prodígio que o Estado de Israel se tornou.” 

Também estavam presentes na solenidade os representantes do comandante militar do Sul, capitão Lauro de Souza Silva, do 5º Comando Aéreo Regional, tenente-coronel, Isaac Ohana, do comando da Brigada Militar, major Francisco Vieiram e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Wremyr Scliar.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)