Sessão Solene

Câmara lembra os 80 anos da Grande Loja Maçônica

Straglioto, da Glmergs, recebeu homenagem à Loja Maçônica Foto: Fernanda Fell
Straglioto, da Glmergs, recebeu homenagem à Loja Maçônica Foto: Fernanda Fell

Por iniciativa do vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB), membro da Maçonaria, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta terça-feira (4/12), sessão solene para homenagear os 80 anos de fundação da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul  (Glmergs) e entregar o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Pedro Manuel Ramos.

Vendruscolo disse que poder homenagear os 80 anos da  Glmergs, em nome de uma expressiva parcela da sociedade, representa um motivo de grande prazer. Lembrou que quatro lojas do Estado estavam unidas no mesmo objetivo, o de implantar as práticas advindas da observação dos parceiros do simbolismo escocês. “Nada mais natural do que tornar efetiva essa união”, afirmou.

As Lojas reuniram-se em Bagé, no Templo da Loja Amizade, e constituíram a Sereníssima Grande Loja Simbólica para o Estado, elegendo Pelotas como primeira sede. “Assim, fundou-se, em 8 de janeiro de 1928, a Grande Loja Maçônica do Estado Rio Grande do Sul, tendo como seu primeiro Grão-Mestre Manoel Serafim Gomes de Freitas, da Loja Fraternidade nº 3”, contou.

O Grão-Mestre da Glmergs, Rui Silvio Straglioto, agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo e disse que a Maçonaria é algo extraordinário, fantástico e difícil de definir, é preciso sentir. “Nós maçons ouvimos o que falamos e pregamos e extraímos desta credibilidade a coerência”, afirmou.

O irmão Pedro Manuel Ramos, Grão-Mestre, nasceu em 14 de julho de 1935, em Porto Alegre. É casado e pai de dois filhos. Em 1957, iniciou sua carreira profissional como inspetor de Polícia, instituição na qual desempenhou várias funções e cargos, aposentando-se em 1959. No mesmo ano, foi iniciado na Ordem Maçônica pela Loja Frederico II nº 54. Ramos agradeceu a homenagem e o reconhecimento da Câmara Municipal pelo trabalho da Maçonaria ao longo de sua história. Disse que a missão maçom é lutar contra a ignorância dos povos, através de suas células espalhadas pelo mundo, pregando a paz e a sabedoria.

Por suas bancadas manifestaram-se os vereadores Margarete Moraes (PT), Elói Guimarães (PTB), Sebastião Melo (PMDB), João Antonio Dib (PP), Luiz Braz (PSDB), José Ismael Heinen (DEM) e Maristela Maffei (PCdoB).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)