Presidência

Câmara Municipal discute possibilidades de realização da Saint Patrick's Day

Festa reúne anualmente cerca de 35 mil pessoas na rua Padre Chagas, no Moinhos de Vento

Reunião sobre o evento St. Patrick's Day.
Vereadores Valter Nageltein (centro) e Ricardo Gomes (d) estiveram hoje com comerciantes do Moinhos de Vento (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), esteve reunido na manhã desta terça-feira (27/2) com comerciantes do bairro Moinhos de Vento. Na oportunidade foram avaliadas propostas que visam a organizar a festa Saint Patrick’s Day prevista inicialmente para ocorrer no dia 17 de março na rua Padre Chagas. Também participaram da reunião representantes da EPTC e Guarda Municipal. Esta comemoração vem sendo realizada há cinco anos no bairro.

Conforme a representante da Associação de Moradores e Empresários do Moinhos de Vento (Ame/Moinhos), Andréa Pires Weber, a possibilidade de realização desta comemoração neste ano vem sendo prejudicada devido a discordância de alguns moradores do bairro. “Nossa ideia era fechar a via e montar uma estrutura robusta para o evento. Inclusive já tínhamos um patrocinador interessado em investir cerca de R$ 1 milhão. Mas essa proposta foi frustrada devido a exigências equivocadas desses moradores”, explicou Andréa.

Nagelstein destacou ser fundamental que a Saint Patrick´s, para sua realização, tenha uma organização coesa tendo o apoio de todos os órgãos competentes, como a guarda municipal, a EPTC, o DMLU e a Brigada Militar. O vereador, contudo, alertou que, para que a iniciativa tenha o resultado esperado como nos anos anteriores, é necessário um diálogo mais aprofundado entre os comerciantes e os próprios moradores. “A minha posição é de que o evento aconteça e somos parceiros nessa iniciativa, desde que contamos com o apoio de todos os envolvidos", destacou.

“Proponho também que esta Casa se reúna novamente na próxima sexta-feira (2/3) para que, com a afirmação da prefeitura em garantir o apoio com os serviços necessários, e depois da Ame/Moinhos ouvir novamente os comerciantes e moradores da Padre Chagas, possamos chegar a algum consenso de modo que este evento possa ser realizado com tranquilidade e segurança”, completou Nagelstein. O presidente da Câmara Municipal se dispôs ainda em priorizar no Legislativo projeto de lei do vereador Professor Wambert (Prós) que inclui no calendário da Capital a celebração Saint Patrick’s Day.

O vereador Ricardo Gomes (PP), que também participou da reunião, destacou que a festa traz para a cidade um retorno econômico relevante, além de um impacto turístico positivo para os porto-alegrenses. “Algo desse porte deve contar com a organização de todos, através de reuniões com todos os interessados, como comerciantes, moradores, Executivo e Legislativo", salientou Gomes, e completou: "É fortalecedor quando conseguimos reunir a iniciativa público e privada nesse que é um evento de tradição na nossa cidade, todos ganham e a cidade cresce”.

Saint Patrick’s Day

A celebração de Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício, em português), reúne cerca de 35 mil pessoas no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Bares e restaurantes da região, e principalmente na rua Padre Chagas, são decorados com dezenas de bandeirinhas nas cores verde, laranja e branca - cores da Irlanda -, com destaque para o verde, cor do padroeiro desse país, e homenageado na festa. Esta celebração vem se popularizando em todo o mundo. Bebida coloridas de verde são o principal item do cardápio.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)