Presidência

Câmara na Comunidade visita obras do Pisa

Visita à Vila Hípica verifica demandas da comunidade Foto: Jonathan Heckler
Visita à Vila Hípica verifica demandas da comunidade Foto: Jonathan Heckler

No Câmara na Comunidade desta sexta-feira (1/4), a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), junto dos vereadores Mauro Pinheiro (PT) e Toni Proença (PPS), visitaram as vilas Hípica e Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cristal, que estão envolvidas no Programa Integrado Sócio-Ambiental da Prefeitura de Porto Alegre (Pisa).

A Vila Hípica encontra-se em processo de reurbanização e contará, a partir do Pisa, com mais 35 unidades habitacionais, uma creche, uma praça e uma sede para a Associação de Moradores. A preocupação da comunidade é o aumento das famílias cadastradas para receberem nova moradia. Conforme representantes da Associação, no início da mobilização, em 2004, o número de famílias era de 93, hoje são 105 e a Vila continua recebendo novos moradores.

Na Vila Nossa Senhora de Fátima os vereadores constataram que as obras do Pisa estão prejudicando a creche localizada na comunidade, que já está com seus alicerces prejudicados.

Demandas

Os vereadores também verificaram que, na vila Hípica, o antigo campo de futebol utilizado para o lazer da comunidade, virou um campo de lixo. Já na Vila Nossa Senhora de Fátima o campo de futebol é muito bem cuidado, mas alaga até a cintura, segundo moradores, nos dias de chuva forte. Eles reclamaram ainda que os acessos às casas são precários, escorregadios e com muito barro nos dia.

Acompanhando o Câmara na Comunidade, o DMLU comprometeu-se em retirar o excedente do lixo, bem como tentarão evitar o acúmulo no local.

A presidente da Câmara, junto dos vereadores, irão encaminhar pedidos de providência para o DEP, afim de melhorar o saneamento do local, que é precário.

Projeto

Sofia, na quinta-feira (31/3) reuniu-se com o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégicos, Newton Baggio, juntamente com representantes da Associação de Moradores da Vila Hípica, Cristal. No encontro, realizado na prefeitura, o Executivo apresentou o projeto de reurbanização do local, que foi exposto nesta amanhã (1/4) para toda a comunidade.

Sofia, que acompanha o projeto desde o início, animou-se com a apresentação da regularização fundiária, que considera além de útil, muito bonita. Ela disse estar satisfeita por fazer parte desta luta como representante do Legislativo Municipal. Newton Baggio concordou com a vereadora, salientando que “Se o serviço público não dá resposta, a Câmara Municipal é o melhor caminho para as comunidades”.

Comunidade

Realizado desde o final de janeiro pela Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto Câmara na Comunidade tem por objetivo conhecer os problemas de vilas da cidade, receber sugestões dos moradores e encaminhar possíveis soluções junto aos órgãos responsáveis. As visitas são promovidas sempre nas sextas-feiras pela manhã com a presença de vereadores e representações de órgãos públicos de serviços e atendimento à população.

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessora de Imprensa da Presidência