Plenário

Câmara presta homenagem aos 50 anos do Grupo RBS

Nelson (d) recebeu homenagem ao grupo fundado por seu pai Foto: Elson Sempé Pedroso
Nelson (d) recebeu homenagem ao grupo fundado por seu pai Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou nesta terça-feira (9/10), em sessão solene, o transcurso do 50º aniversário do Grupo RBS. A homenagem, proposta pela Mesa Diretora do Legislativo da Capital, foi dirigida pela presidenta do Legislativo, Maria Celeste (PT), que entregou um certificado ao presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky. A solenidade foi  realizada no Plenário Otávio Rocha.

Em nome da Mesa Diretora, a vereadora Neuza Canabarro (PDT) destacou que “a RBS é uma empresa genuinamente gaúcha, criada por Maurício Sirotsky e que se constitui em um modelo de gestão empresarial, que busca sempre a qualidade do produto e a qualificação dos seus funcionários. Observou que nos últimos 50 anos a RBS vem se caracterizando pelo  compromisso com a verdade, com a democracia e a liberdade de expressão, valorizando, sempre, as coisas do Rio Grande, com uma gestão competente e com pluralidade de opinião”.

Também falaram pelas suas bancadas, o vereador Elói Gimarães (PTB), que enfatizou “a contribuição magnífica do grupo ao Rio Grande, que emprega 5.700 funcionários”; João Dib (PP) relembrou a imagem que guardou de Maurício Sirotsky, de mãos dadas com a esposa, dona Ione, diante dos destroços que restaram da antiga TV Gaúcha: “Vamos reconstruir”. “E surgiu essa grande potência que é o Grupo RBS”, concluiu. Adeli Sell (PT) parabenizou os funcionários e a direção da RBS e questionou o que seria da humanidade não fosse a comunicação. Luiz Braz (PSDB) disse que se orgulha de ter feito parte da história da RBS, quando, em 1982, apresentava, na Rádio Farroupilha, o programa Comando Maior. Ismael Heinen (DEM) disse que “a gigantesca trajetória da RBS está alicerçada nos valores éticos, trazendo sempre a notícia de forma correta”. Bernardino Vendruscolo (PMDB) elogiou o atrevimento da RBS e o seu jornalismo investigativo. Ervino Besson (PDT) destacou o preparo da direção e dos seus funcionários. Clênia Maranhão (PPS) comentou a exposição realizada pela RBS na Usina do Gasômetro e enalteceu as bandeiras institucionais erguidas em favor da comunidade.

O vice-presidente da RBS, Fernando Ernesto Corrêa, agradeceu em nome do Grupo RBS, afirmando que a homenagem recebida da Câmara Municipal tem um significado especial. “A RBS é pertencente a Porto Alegre. Suas raízes, sua alma são daqui”. Disse ainda que nas homenagens recebidas na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados não foi possível, sequer, agradecer. “Tivemos que ficar mudinhos. Aqui na Câmara, a gente fala. É a casa do povo", concluiu.

Também presentes à solenidade os diretores da RBS, Geraldo Corrêa e Afonso Motta, funcionários e o representante do governo do Estado, Paulo Fona, secretário de Estado da Comunicação Social.

O Grupo RBS é uma empresa de comunicação multimídia que opera no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Fundado por Maurício Sirotsky Sobrinho, no dia 31 de agosto de 1957, em Porto Alegre, o grupo foi pioneiro no modelo regional de televisão no País e é também a mais antiga afiliada da Rede Globo. Possui sucursais multimídia e escritórios comerciais no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)