Câmara destaca os 80 anos da Rádio Gaúcha
O aniversário de 80 anos da Rádio Gaúcha AM, de Porto Alegre, foi lembrado nesta quinta-feira (8/3) pela Câmara Municipal. A homenagem à emissora foi proposta pelo vereador Nereu d"Avila (PDT) e contou com a presença da cúpula da RBS, liderada por seu diretor-presidente, Nelson Sirotsky.
Nereu d"Avila lembrou que nestes 80 anos a Gaúcha fez história e participou da história. Observou que a rádio fez história, quando, em 1932, realizou a primeira transmissão de fora da cidade, em Caxias do Sul, e quando investiu fundo no jornalismo, a partir de 1984, tornando-se "A fonte da informação". Acrescentou que a Gaúcha participou de momentos históricos, como a implantação do voto da mulher e o fim da ditadura militar." Nereu disse se sentir orgulhoso com o prestígio da Câmara junto à RBS. "Temos a responsabilidade de manter este prestígio, que faz com que a maior rede de mídia do Sul do país compareça com toda sua direção aqui para receber nossa homenagem. Esta cidade honra-se em ter uma rádio como a Gaúcha."
Ao agradecer a homenagem, Nelson Sirotsky saudou todos os funcionários e comunicadores da RBS presentes ao evento. "Estamos na nossa cidade. Cada um de nós, tenho certeza, veio intuitivamente agradecer à nossa cidade, que nos ouve há 80 anos", disse Sirotsky. O dirigente afirmou que a Rádio Gaúcha tem orgulho de ter desenvolvido, ao longo de seus 80 anos, "uma parceria sólida e definitiva que nos traz à Casa do Povo da nossa cidade". Ele agradeceu aos ouvintes que proporcionaram o que classificou de "simbiose" da Gaúcha com a cidade de Porto Alegre.
Para Sirotsky, o ano de 1957 marcou o início da história contemporânea da Rádio, quando Mauricio Sirotsky Sobrinho se associou a Arnaldo Balvé e assumiu a direção da emissora, "sem abrir mão da sua condição de comunicador". Lembrou ter acompanhado o começo, no Cinema Castelo, do programa de auditório Mauricio Sobrinho. "A Gaúcha vive a vida da nossa cidade. Esse é um exercício que vamos continuar fazendo. O respeito é um valor que a emissora soube preservar ao longo dos seus 80 anos. Hoje se ouve a Gaúcha em qualquer lugar do mundo."
Luiz Braz (PSDB) lembrou que a mais importante homenagem que recebeu até hoje foi o troféu Gaúcho Honorário, concedido pela emissora. "Porto Alegre agradece à Rádio Gaúcha pela aula de comunicação que nos dá todos os dias." Claudio Sebenelo (PSDB) lembrou a história do rádio e a função importante que ele desempenha na comunidade, atingindo instantaneamente as pessoas. Haroldo de Souza (PMDB) lembrou que trabalhou na Rádio Gaúcha durante 17 anos e manifestou sua admiração pelos profissionais da comunicação que dela fazem parte. "Minha família é a Rádio Gaúcha. Os meios de comunicação deveriam ficar sempre nas mãos de homens de comunicação."
João Dib (PP) ressaltou o trabalho desempenhado pela Gaúcha durante as 24 horas do dia, com notícias, atrações e informações. "Uma rádio não se faz sozinha. Faço votos que a Gaúcha mantenha seu padrão de responsabilidade e seriedade, com instantaneidade da notícia." Adeli Sell (PT) destacou que Mauricio Sirotsky Sobrinho, ao adquirir a Rádio Gaúcha, "colocou-a numa perspectiva de modernidade". Lembrou o surgimento da cantora Elis Regina em programa da emissora e classificou a rádio como "patrimônio do Rio Grande". Ismael Heinen (PFL) sublinhou a "importância cada vez maior do rádio no nosso meio social" e afirmou que a Rádio Gaúcha acompanhou todas as transformações sociais do nosso país e se pautou pela defesa da comunidade gaúcha.
Professor Garcia (PPS) saudou todos os funcionários da Rádio e destacou a atualidade da Gaúcha. "Quando surgiu a TV, diziam que o rádio iria desaparecer. Mas o rádio cresce e está em todo lugar onde existem pessoas." Elói Guimarâes (PTB) destacou a participação decisiva de Mauricio Sirotsky Sobrinho na construção do complexo de comunicação que forma hoje a RBS. "A cidade quer agradecer o papel desempenhado pela Gaúcha ao longo desses 80 anos, com suas contribuições à cultura e economia do Estado."
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)