Presidência

Câmara prestigia lançamento da Comissão do Estado Resiliente

João Reinelli (e), Adilson Troca e Cassio Trogildo (d), durante o lançamento da Comissão Foto: Josiele Silva/CMPA
João Reinelli (e), Adilson Troca e Cassio Trogildo (d), durante o lançamento da Comissão Foto: Josiele Silva/CMPA (Foto: Josiele Silva/CMPA)
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), participou, no início da tarde desta quarta-feira (6/4), da instalação da Comissão Especial do Estado Resiliente na Assembleia Legislativa do RS. A Comissão será presidida pelo deputado João Reinelli (PV), autor da iniciativa, e terá 120 dias para realizar os seus trabalhos. O ato, coordenado pelo deputado Adilson Troca (PSDB), foi realizado na sala da presidência do Parlamento. Reinelli explicou que o termo "resiliente" é oriundo da Física e significa a capacidade de um corpo ou material retornar ao seu estado inicial após ser submetido a mudanças. Quando relacionada ao meio urbano, pode ser entendido como a capacidade de uma cidade e seus habitantes se recuperarem de adversidades, como enchentes, deslizamentos ou vendavais, ou mesmo perturbações de ordem social e econômica.

Cassio Trogildo afirmou que o tema da resiliência será a principal pauta da Câmara de Porto Alegre em 2016. Ele destacou que, desde o final do ano passado, tramita, na Câmara, um projeto de lei de sua autoria que institui o Plano Municipal de Resiliência. Trogildo também lembrou que Porto Alegre foi uma das escolhidas para o Desafio 100 Cidades Resilientes, promovido pela Fundação Rockefeller. Segundo o presidente, a Casa organizará um seminário, ainda no primeiro semestre, para debater o tema. "Uma das metas da Câmara é a de tornar a sua sede, o Palácio Aloísio Filho, um prédio mais sustentável. Um plano de resiliência é uma estratégia do meu mandato na presidência da Casa. No próximo dia 12, faremos um evento para a criação do Comitê Metropolitano de Segurança, dentro da estratégia de resiliência."

Também participaram do ato, na Assembleia Legislativa, o deputado Vilmar Zanchin (PMDB), a secretária estadual do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, e representantes da Procuradoria Geral de Justiça e da Procuradoria Geral do Estado.


Assessoria de Imprensa da CMPA, com informações da AL-RS