Câmara promove semana em homenagem às mulheres
Desde sábado (8/3), a Câmara Municipal de Porto Alegre promove uma semana de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março). O evento é organizado pelas sete vereadoras da Capital: Any Ortiz (PPS), Fernanda Melchionna (PSOL), Jussara Cony (PCdoB), Lourdes Sprenger (PMDB), Mônica Leal (PP), Séfora Mota (PRB) e Sofia Cavedon (PT), em parceria com a Seção de Memorial e a Assessoria de Relações Públicas e apoio dos movimentos de mulheres, partidos políticos e Fórum de Mulheres.
A programação inclui participação em atividades como o Carnaval de Rua da Cidade Baixa, ações em praças e parques, como a Redenção, e vigília pela aprovação do projeto de lei que institui a Política Municipal de Formação e Capacitação continuada de Mulheres para o Mundo do Trabalho. A semana tem também atividades com segmentos excluídos de mulheres, como ações no Presídio Feminino Madre Pelletier. Além disso, na sessão ordinária de quinta-feira (13/3), na Câmara, haverá discussão do tema As mulheres do campo e da cidade querem reformas: política, urbana e agrária e democratização dos meios de comunicação.
Programação
8/3 - Sábado
19 horas - Concentração na Rua João Alfredo, esquina com a Rua Joaquim Nabuco, do Bloco do 8 de março. Carnaval de Rua do Bairro Cidade Baixa. Movimento de mulheres organizado.
9/3 - Domingo
Das 12 às 15 horas Brique da Redenção. As mulheres ocupando as praças. Exposição de bancas, banners, intervenções de poesia e capoeira.
10/3 - Segunda-feira
14 horas Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal.
Prevista a votação do PLL 02/2013, da vereadora Jussara Cony (PCdoB), que institui a Política Municipal de Formação e Capacitação Continuada de Mulheres para o Mundo do Trabalho.
11/3 - Terça-feira
14 horas Presídio Feminino Madre Pelletier. Cultura no Pelletier: ações culturais dos grupos de poesia Viva Palavra e Sopapo Poético, do duo da Banda Bastarda Poesia e do Grupo Mulheres do Hip Hop.
Das 14 às 19 horas - Miniseminário Mapeando o Sistema de Prevenção e Proteção à Violência contra a Mulher em Porto Alegre. Na sala 301, da Cedecondh. Participação de diversas secretarias, conselhos, entidades de direitos humanos e órgãos públicos.
13/3 - Quinta-feira
14 horas Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Comunicações Temáticas: As mulheres do campo e da cidade querem reformas: política, urbana e agrária e a democratização dos meios de comunicação.
Palestrantes: Reforma Política - Emília Fernandes, presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul; Reforma Agrária - Inque Schneider, da Coordenação Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag; Reforma Urbana - Ceniriani Vargas (Ni), do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e Reforma dos Meios de Comunicação, e Eliane Silveira, Fórum Nacional de Democratização da Comunicação.
14/3 - Sexta-feira
Das 9 às 16 horas: sala das comissões 301, da Câmara Municipal. Oficina de Beleza, workshop de maquiagem e imagem profissional com a diretora de qualificação Raquel Verclino. Cada módulo terá a duração de 45 minutos, e as inscrições deverão ser feitas via e-mail, junto à Assessoria de Relações Públicas -rp@camarapoa.rs.gov.br
Ações educativas
As inscrições deverão ser feitas, via e-mail, na Seção de Memorial da Câmara - memorialcmpa@camarapoa.rs.gov.br ou pelo telefone: 3220-4318. As atividades oferecidas são:
Câmara vai à Escola
Palestra História do 8 de Março: das origens do movimento feminista aos dias atuais. Público alvo: escolas públicas sem condições de se deslocarem até o Legislativo. Duas horas de duração.
Aula na Câmara
Palestra História do 8 de Março. Público alvo: escolas públicas com condições de se deslocarem até o Legislativo. Agendamento para três (3) escolas. Duas horas de duração.
Ministrante das palestras: Jorge Barcellos, chefe da Seção de Memorial e doutor em Educação.
Cinema na Câmara
Projeção dos documentários Mulheres Pioneiras e História do Voto Feminino no Brasil, para escolas, seguida de debate. Mediante agendamento das escolas no Memorial.
Visita Orientada às Exposições
- Centenário do 8 de março: 13 banners ilustram a história do movimento feminista, de suas origens ao Brasil.
- Nísia Floresta: 16 banners elaborados pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil ilustram a história da escritora, professora e precursora dos ideais feministas.
Mediante agendamento.
Assessoria de Imprensa/CMPA
Ouça: Duas exposições e debate marcam a Semana da Mulher na Câmara