Plenário

Câmara promove sua segunda reunião ordinária na PUCRS

Vereadores reuniram-se em sala da PUCRS Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereadores reuniram-se em sala da PUCRS Foto: Elson Sempé Pedroso

Dando continuidade aos trabalhos realizados pela Câmara Municipal de Porto Alegre na Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades, os vereadores estiveram reunidos no prédio 50, sala 905 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) nesta quinta-feira (14/2).

Durante a sessão ordinária, foram tratados os seguintes assuntos:

ESTADO - Luiz Braz (PSDB) destacou participação, na sessão de quarta-feira (13/2), de Márcio Pochmann, o qual afirmou que o tamanho do Estado é diminuto se comparado ao de outros países. Surpreendido com a afirmação, Braz registrou que Porto Alegre gasta a metade de suas receita com o funcionalismo público. “Se nós aumentarmos o número de servidores o que vai sobrar para aplicar em obras?”, questionou. Também alertou os vereadores sobre denúncia feita por jornalista da Capital acusando um funcionário da Câmara de receber mais de R$ 27 mil como salário. “Precisamos averiguar os fatos”. (ES)

DENÚNCIAS - Nereu D’Avila (PDT) endossou as palavras de Braz sobre a apuração que precisa ser feita. Entretanto, Nereu ponderou a veracidade da notícia. Segundo ele, o jornalista que divulgou a matéria é conhecido por falta de credibilidade. “Vivemos num clima de denuncismo no País e não podemos aceitar que nos afetem como instituição”, defendeu. Ao se dirigir ao presidente da Casa, pediu que esta informação fosse averiguada pela Mesa Diretora da Câmara. “Nós não vamos nos acovardar com tentativas de desmoralização da nossa instituição”, concluiu. (ES)

DENÚNCIAS II - João Dib (PP) esclareceu as denúncias levantadas pelos vereadores sobre a folha de pagamento de um funcionário. Dib, ao saber da informação pelos meios de comunicação, dirigiu-se imediatamente às instâncias da Casa para apurar os fatos. “Foi um equívoco, pois o funcionário em questão recebeu a quantia destacada em direitos trabalhistas e não como salário”, assegurou. Segundo ele, o jornalista foi leviano ao “lançar plumas ao vento” sobre questões internas da Câmara Municipal. (ES)

DEMOCRACIA - Margarete Moraes (PT) contestou nota divulgada em jornal da Capital que registra uma ofensa ao vereador Marcelo Danéris “por ser deselegante ao divulgar na frente da PUCRS material com críticas sobre a prefeitura”. Segundo ela, o vereador está no direito de expressar suas idéias e suas convicções. “A democracia é feita da crítica e do contraponto”, sublinhou. Margarete elogiou o conteúdo do material dizendo pois expõe a situação real da cidade. “Precisamos debater o conteúdo, os números, e não tentar amordaçar ou impedir qualquer cidadão de expor suas idéias”, completou. (ES)

PLANEJAMENTO – Dr. Raul (PMDB) disse estar satisfeito com projeto de sua autoria, que atualmente é lei, sobre a criação do Centro Especializado de Planejamento Familiar. Segundo Dr. Raul, pessoas de baixa renda, agora, terão condições de realizar um verdadeiro planejamento familiar, com objetivos concretos. Outra informação é que equipes especializadas realizarão palestras de esclarecimentos sobre todos os problemas levantados pelos interessados. “Filhos indesejados poderão ser evitados, assim também se evitará a delinqüência e crianças pelas ruas”, ressaltou.  (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)