Comunicações
No período de Comunicações da reunião desta quinta-feira (23/7) da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
CENTRO - Adeli Sell (PT) alertou para o que chamou de "situação dramática" em que vive o centro de Porto Alegre. Segundo o vereador, as calçadas ao redor da praça da matriz e na Riachuelo estão depredadas e sem cuidado há muito tempo. "Faço um apelo ao Tribunal de Justiça para que solicite da Smov a recolocação das pedras portuguesas ao redor da instituição", pediu. Conforme Adeli, os agentes públicos devem ter mais responsabilidade na hora de preservar o centro histórico da cidade. "Precisamos de ações concretas que revitalizem a região mais bonita da capital", reiterou. (ES)
PANDEMIA - Dr. Raul (PMDB) recomendou que a população tenha mais cuidado para evitar o aumento da pandemia de Gripe A no Rio Grande do Sul. Para ele, os médicos da rede pública de saúde também precisam aconselhar os pacientes a protegerem-se e alertar as equipes médicas sobre as estruturas de combate necessárias. "É importante o uso de máscaras, a lavagem constante das mãos e a proteção da boca em caso de tosse e espirro". De acordo com Dr. Raul, os enfermos devem ser diagnosticados o mais breve possível para que suas imunidades não fiquem fragilizadas. (ES)
PANDEMIA II - Carlos Todeschini (PT) ao comentar discurso do vereador Dr. Raul (PMDB) disse que a responsabilidade para combater a gripe no Estado não é apenas da população, mas sim do poder público e suas ações. "As autoridades devem prevenir a disseminação da doença com políticas públicas que impeçam o congestionamento no sistema", ponderou. Segundo Todeschini faltam cerca de 100 médicos na rede municipal de saúde. "Só no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, zona leste, os pacientes esperam por até seis horas para serem atendidos ou consultados", afirmou. (ES)
CONVITES - João Carlos Nedel (PP) comunicou que na próxima segunda-feira (27/7) a Secretaria Municipal Turismo e a Frentur realizarão reunião- jantar de trabalho no bairro Ipanema, no restaurante Rio Carreiro às 19:30 horas. O objetivo, segundo Nedel, é reunir lideranças junto com o poder público para avaliar as necessidades de melhorias e investimentos turísticos nos bairros. Nedel lembrou também que no dia 5 de agosto será instalada a Comissão Especial para tratar as soluções para enfrentamento da crise em Porto Alegre. (RT)
GRIPE João Pancinha (PMDB) disse estar preocupado com as informações que a população vem recebendo sobre a Gripe A (H1N1). Para ele todos tem o dever de informar o que realmente pode causar e os sintomas desta gripe. O vereador sugeriu que, pelos seus e.mails, boletins e pessoalmente. a população seja informada como forma de evitar que essa gripe se alastre mais por Porto Alegre. (RT)
LUZ - Nelcir Tessaro (PTB) defendeu que o Executivo municipal faça um pedido formal à CEEE para instalação de energia nas vilas irregulares de Porto Alegre. O vereador contou que as famílias das mais de 800 vilas nessa situação estão sofrendo com a falta de energia de qualidade, já que não podem nem tomar um banho quente. Tessaro lembrou que essa carência prejudica também a prevenção contra a Gripe A (H1N1). Conforme Tessaro, falta "vontade política" da prefeitura para resolver o problema, já que há verba para realizar o levantamento topográfico exigido para a instalação de energia em, pelo menos, algumas das vilas. (CB)
PODA - Luiz Braz (PSDB) citou reclamações recorrentes de pessoas a respeito da falta de poda de árvores nas ruas. Leu mensagem de morador da Rua Antônio Ribeiro, reclamando que desde 2005 vem solicitando a poda de um pé de cinamomos naquela via. Desde então, segundo o relato, não tem sido atendido. "São solicitações periódicas, com respostas diferentes, sem solução", disse Braz, alertando que a Smam, em qualquer governo, costuma não atender esses pedidos. (CS)
DIB - Reginaldo Pujol (DEM) prestou homenagem ao colega João Dib (PP), lembrando que o vereador "é muitas vezes duro, difícil de se dobrar em suas convicções, mas em inúmeras discussões sabe ceder". Pujol também lembrou episódio em que disputou a presidência da Câmara Municipal com Dib, tendo perdido a disputa para o colega e amigo. "Naquele momento, após a minha derrota, fiz questão de dizer a ele que deixava de ter um adversário para ter o mais fiel seguidor." Destacou ainda a forma carinhosa, respeitosa e sincera de Dib em tratar com as pessoas, o que classificou como característica de homem público. (CS)
CEEE - Toni Proença (PPS) disse ter lebvado ao deputado Carlos Gomes proposta de criação de projeto de lei que permita à CEEE fazer a instalação de energia elétrica em ocupações irregulares na Capital, atualmente proibida pela legislação vigente. Toni ressaltou os riscos gerados pelos chamados "gatos" feitos em barracos, o que também compromete o fornecimento de energia em todo o bairro. "As pessoas também ficam privadas de atestado de residência, documento importantíssimo para o exercício da cidadania. É preciso mais sensibilidade para os governos do Estado e do Município resolverem a questão. (CS)
SAÚDE - Dr Thiago (PDT) cumprimentou o vereador João Antônio Dib (PP) pelos seus 80 anos. Lembrou que o presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), também comemora aniversário hoje. Desejo a eles muitos anos de vida, disse. Falou ainda sobre sua preocupação com o salário dos médicos do município de Porto Alegre. Recebem em torno de R$ 2.500, o que não considero condigno com a profissão. Disse que esteve com o prefeito José Fogaça ontem e que o mesmo se mostrou sensível em rever o plano de carreira e cargos dos funcionários da saúde. (RA)
AGRADECIMENTO - João Antônio Dib (PP) agradeceu pelas homenagens manifestadas durante a sessão pelos vereadores. Disse que se considera um homem feliz: Sempre quis ser servidor público municipal e ao longo da minha vida venho servindo essa cidade com muito carinho. Ressaltou que nunca deixou de lado a coerência. Sempre defendi que leis devem ser cumpridas e, como tal, reclamei que o prefeito José Fogaça não cumpriu a lei de reajuste do IPCA com os funcionários públicos. Prometeu que para a próxima semana fará uma análise e mostrar que a prefeitura poderia pagar os funcionários. (RA)
LAMENTO I- Reginaldo Pujol (DEM) lamentou a morte do empresário Sanzi Biagio, ocorrida ontem. É uma grande perda para o cotidiano de Porto Alegre, considerou. Disse que ao mesmo tempo em que a cidade fica triste com a morte do proprietário do Restaurante Copacabana, se jubila com o aniversário de João Dib. São as mazelas da vida, disse Pujol. Falou ainda que no Brasil infelizmente os decretos vêm fazendo com que as leis não sejam cumpridas. Disse que em Porto Alegre chega a se viver alguns paradoxos em relação a isso. Citou que no caso da CEEE muitas vezes deseja que a lei não seja cumprida. (RA)
LAMENTO II - Engenheiro Comasseto (PT) também lamentou a morte de Sanzi Biagio. Porto Alegre está de luto, pois no Copacabana muitas decisões políticas foram tomadas, reconheceu, dizendo que o restaurante era um cartão postal da boa esta e da boa comida. Estive com ele no último domingo, mas a vida nos reserva surpresas, disse Comasseto. Considerou, no entanto, que a vida também reserva felicidade. Hoje estamos aqui comemorando o aniversário de João Dib e é um momento feliz para nos colegas e para toda a cidade. Informou que o Ministério da Cidade garantiu recursos para a extensão do aeromóvel. Depois de várias décadas, teremos finalmente a conclusão dessa proposta. (RA)
Regina Tubino Pereira (ref. Prof. 5607)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)