Audiência Pública

Câmara propõe audiência com Yeda sobre obras da Baltazar

Paralisação de obras da Baltazar discutidas em audiência pública  Foto: tonico alvares
Paralisação de obras da Baltazar discutidas em audiência pública Foto: tonico alvares

A presidenta da Câmara Municipal, vereadora Maria Celeste (PT), participou de audiência pública, realizada nesta quarta-feira (21/3), no bairro Rubem Berta, onde foi discutida a paralisação das obras de duplicação da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Promovida pela Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, a audiência teve como um dos encaminhamentos, apresentado por Celeste, a solicitação de uma reunião com a governadora do Estado, Yeda Crusius, juntamente com os movimentos políticos e o prefeito José Fogaça, para se tratar desse assunto. 

 

A presidenta da Comissão de Serviços Públicos da AL, deputada Stela Farias (PT), lembrou que a duplicação da Baltazar está paralisada desde meados do ano passado, por falta de repasse de recursos do governo estadual. "A obra parada coloca em risco 400 mil habitantes que circulam por dia na região".
 

O representante do secretário estadual da Fazenda, Flávio Pompermayer, disse que as obras pararam por ausência de recursos. Destacou que uma das prioridades do governo é a construção da linha rápida do Eixo-Baltazar, mas justificou que o Estado está com problemas financeiros. Acrescentou que o governo está em estágio avançado de negociação para prorrogação da contrapartida do Estado ao BNDES para que o recurso seja liberado pelo banco. 

 

O presidente da Metroplan, Nelson Lídio Nunes, disse que se a prorrogação for acertada em abril, a previsão para iniciar as obras será em maio ou junho. “Desta forma, se houver fundo de recurso, a obra estará concluída num prazo de um ano.”

 

O morador Cândido da Costa falou que no ano passada o governo iniciou a obra sem ter consultado a comunidade da região. “Esperamos que este ‘novo jeito de governar’ seja concretizado e não fique só na promessa, começando com a conclusão das obras da Baltazar.”  Silvio Melo, também morador da região, disse que a obra pode ser de responsabilidado do Estado, mas que está dentro de Porto Alegre, e, portanto, a Prefeitura deveria ter mais compromisso em ajudar a resolver a situação.


Maria Celeste lembrou que há dois meses a Câmara, juntamente a Comissão de Obras da Baltazar e líderes comunitários, se reuniu com o secretário estadual de Habitação, Marco Alba, para solicitar a retomada das obras do Eixo-Baltazar. Na oportunidade, Alba informou que iria verificar as possibilidades com o secretário da Fazenda. "Como não obtivemos retorno do secretário Alba, solicitamos uma audiência com a Fazenda estadual. Mas até hoje também não temos uma resposta.”

 

Maria Celeste ressaltou que a Câmara Municipal está empenhada em ajudar a resolver os impasses existentes para a retomada das obras. Ela lembrou que a governadora prometeu, em visita no início deste ano ao legislativo Municipal, que a obra seria retomada.

 

Também participaram da audiência os vereadores Dr. Raul (PMDB), Alceu Brasinha (PTB), Carlos Todeschini (PT), Elói Guimarães (PTB), Mauro Pinheiro (PT), Sebastião Melo (PMDB) e Maria Luiza (PTB).
 

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)