Presidência

Câmara propõe discussão para o Porto Seco

Melo (c) com Gonzaga, titular da Cultura Foto: Pedro Revillion
Melo (c) com Gonzaga, titular da Cultura Foto: Pedro Revillion

"Vamos propor a discussão para um equipamento definitivo no Porto Seco". Esta é a sugestão que o presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), levará ao parlamento para tratar do tema através da realização de uma audiência pública. A afirmação foi dada neste sábado (28/2) à noite, durante o desfile das escolas campeãs do carnaval de Porto Alegre realizado no Complexo Cultural do Porto Seco, zona norte da Capital.

Melo acredita que a cidade precisa buscar parceiros na iniciativa privada para a construção do projeto. "Tivemos avanços importantes, mas após a construção da pista e dos barracões, temos que evoluir para uma terceira etapa, em um complexo que seja utilizado o ano todo, por diversos segmentos da cidade", esclarece. O presidente informou que, na definição do conjunto de audiências públicas da Casa em 2009, vai colocar aos demais vereadores a importância do tema para Porto Alegre.

Para o prefeito José Fogaça, o projeto de um equipamento permanente no Complexo Cultural do Porto Seco é o objetivo a ser alcançado. "É um sonho nosso. Vamos buscar um projeto definitivo, que seja bonito para Porto Alegre, mas que principalmente tenha objetivo social e cultural", declarou. Já o secretário municipal da cultura, Sérgius Gonzaga, informa que a prefeitura vai convidar um arquiteto de renome nacional ou internacional para idealizar o projeto. "Não vamos fazer um aparelho apenas para o carnaval. Temos que ter parcerias como a venda de camarotes para grandes empresas", disse. Gonzaga ainda coloca que a ideia inicial é construir o equipamento em quatro ou cinco etapas.

Já o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Aecpars), Antônio Ademir Moraes, o Urso, destaca que a comunidade carnavalesca tem que avançar para a construção de um equipamento definitivo. "A prefeitura tem se empenhado para manter e qualificar o evento com recursos. Por isso é importante que um poder público, como a Câmara, proponha um encontro e demonstre interesse na população carnavalesca", apontou.

Também estiveram presentes ao desfile das campeãs os vereadores Marcello Chiodo (PTB), Maristela Maffei (PCdoB), João Pancinha (PMDB), Paulinho Ruben Berta (PPS), Juliana Brizola (PDT), Dr. Raul (PMDB), Dr. Thiago Duarte (PDT) e Engenheiro Comassetto (PT).

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)