PRESIDÊNCIA

Câmara recebe doação de serviços de certificação digital

Documentos assinados digitalmente garantem mais segurança da informação e eliminação de papel

Presidente Valter Nagelstein participa do  ato de assinatura do Termo de Doação da Empresa Safeweb. Na foto, o presidente Valter Nagelstein, a vereadora Mônica Leal e o diretor-presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella.
Mônica, Nagelstein e Zancanella na assinatura do termo (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), recebeu em seu gabinete na última quarta-feira (02/5), o diretor-presidente da empresa Safeweb Segurança da Informação, Luiz Carlos Zancanella, para o ato de assinatura do termo de doação dos produtos e serviços de Certificação Digital ICP-Brasil para os servidores do Legislativo, infraestrutura de gerenciamento de privilégios para a emissão de certificado e atributos e webservice para carimbo de tempo. A doação tem por intuito a validade jurídica de documentos assinados digitalmente, direcionando o Legislativo Municipal para a área da segurança da informação.  

Conforme diretor da Safeweb, é uma satisfação para a empresa poder contribuir para que a Câmara avance na eliminação do papel. “A Safeweb auxilia empresas públicas e privadas nesse sentido e percebemos que a maior dificuldade é o custo da certificação digital e, como estamos localizados na Capital, podemos ajudar com esse processo. Zancanella explicou os três tipos de serviços que a Safeweb irá prestar à Câmara sem custo e sem encargos. “O serviço de emissão de certificação de tributos dá poderes ao servidor autorizado pela Câmara a assinar em nome da instituição, o carimbo de tempo é um selo que atesta a data e a hora exatas em que um documento foi criado e/ou recebeu a assinatura digital e a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão”, completa.

Nagelstein enfatizou que a Safeweb trouxe um avanço muito especial ao Legislativo, pois se propôs a auxiliar na diminuição do papel através de sua tecnologia, sendo uma empresa que se destaca também pela sua consciência ambiental. “Para a Câmara, é uma parceria de muita relevância, pois a Safeweb se destaca nacionalmente prestando doações como esta, sem custo nenhum às empresas. Aqui também foi doadora da Ecobarreira do Arroio Dilúvio, que foi responsável por diminuir o acumulo de lixo em 400 toneladas. A Câmara também está incluindo iniciativas sustentáveis ao seu dia-a-dia, como o Sistema de Eletrônico de Informações (SEI) para a diminuição do uso de papel, e o telhado verde”. 

Também participou do ato a vice-presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (PP).

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)