Cultura

Câmara segue com programação na Feira do Livro

Garcia (e), Zacher e Toni Proença (d) Foto: Felipe Dalla Valle
Garcia (e), Zacher e Toni Proença (d) Foto: Felipe Dalla Valle

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Porto Alegre está participando da Feira do Livro com um estande próprio, localizado entre o Banrisul e o Margs, na Praça da Alfândega. Às 17horas deste domingo (4/11) acontece a panfletagem da cartilha Leia-me, produzida pela Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura. Na segunda-feira (5/11) às 18h30min, ocorre o lançamento do livro Consolidação das Leis da Cultura. A Feira, em sua 58ª edição, é hoje reconhecida nacional e internacionalmente como o maior evento do gênero a céu aberto nas Américas.

O estande do Legislativo da Capital foi aberto oficialmente no dia 29 de outubro pelo presidente, vereador Mauro Zacher (PDT), na presença dos vereadores Professor Garcia (PMDB) e Toni Proença (PPL). No espaço, em funcionamento desde o dia 27, são oferecidas gratuitamente cartilhas sobre direitos humanos, direito da mulher, sobre as atividades da Câmara Municipal e de incentivo à leitura. A novidade em 2012 é a Estante Troca-Troca, na qual as pessoas podem levar um livro e trocá-lo por um outro que esteja disponível.

No espaço, durante os 16 dias da feira, acontecem atividades culturais promovidas por setores da Câmara e gabinetes de vereadores, como a distribuição das cartilhas e livros da estante troca-troca, sessões de autógrafos, saraus e visitas de escolas. As visitas e as doações de livros podem ser agendadas pelo fone (51) 3220-4318. 

Função pública

Durante o ato de abertura oficial do estande, Zacher destacou que a Câmara está cumprindo sua função pública em prol da cultura da cidade. “A presença do Legislativo incentiva a leitura e aproxima os porto-alegrenses dos trabalhos da Casa”, disse.

Toni Proença lembrou que 29 de outubro, data em que foi aberto o estande, marcou também a passagem do Dia Nacional do Livro. O vereador destacou as publicações, especialmente a que trata da consolidação das leis da cultura e a que reúne as principais leis aprovadas na cidade nos últimos 10 anos. Ainda ressaltou a ação da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura e o protagonismo do grupo, um dos responsáveis pela abertura do espaço, juntamente com o Memorial da Câmara.

Professor Garcia disse que o estande da Câmara, com o projeto da Estante Troca-Troca, permite que os cidadãos de baixa renda, sem condições de comprar um livro, tenham acesso à leitura. “Basta levar qualquer exemplar e trocar por outro.” Revistas também estão disponíveis para doação, o que, segundo o parlamentar, é um incentivo à leitura para a população, “que cada vez mais precisa de espaços como este”.

Abaixo a programação completa do espaço montado pela Câmara na 58ª Feira do Livro.

28 de outubro – Domingo

16 horas – Lançamento da Estante do Troca-Troca: leve um livro e troque por outro que esteja na estante – Campanha de estímulo à troca e leitura

29 de outubro – Segunda-feira

17h30min - Lançamento oficial do estande da Câmara Municipal na Feira do Livro

30 de outubro – Terça-feira

18 horas – Bate-papo e distribuição do livro Modernidade Suspensa

19 horas – Lançamento do livro A história da Estátua de Jayme Caetano Braun – O maior payador da América

1º de novembro – Quinta-feira

19 horas – Sarau do Movimento Distrito Cultural da Cidade Baixa

4 de novembro – domingo

17 horas - Panfletagem da cartilha Leia-me, da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura

5 de novembro – Segunda-feira

18h30min – Lançamento do livro Consolidação das Leis da Cultura

7 de novembro – Quarta-feira

18 horas – Cancioneiros: diálogos entre literatura e canção

8 de novembro – Quinta-feira

18 horas – Bate-papo com o Comitê Carlos de Ré da Verdade e da Justiça

9 de novembro – Sexta-feira

18 horas – Bate-papo com os escritores Flávio Torres e Dani Lange

10 de novembro – Sábado

15 horas – Sarau Cultural

18 horas – Bate-papo cultural com Juremir Machado da Silva e Vinícius Caurio

11 de novembro – domingo

16 horas – Painel A Mulher na Economia Solidária

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)