Institucional

Câmara toma medidas preventivas contra o Aedes aegypti

Cartaz divulgado na Casa Foto: Divulgação
Cartaz divulgado na Casa Foto: Divulgação
O mosquito Aedes aegypti tem colocado em perigo a saúde da população brasileira. Principal vetor de transmissão de doenças graves como dengue, febre amarela, zika e febre chikungunya, o inseto se prolifera em água parada, geralmente presente dentro de pneus e de vasos de plantas. A Câmara Municipal de Porto Alegre também está na luta pelo combate ao Aedes.

No dia 4 de março, o Legislativo realizou uma dedetização no prédio da instituição. O inseticida utilizado visou exterminar todos os tipos de insetos e baratas. Pedro Luís Vargas, presidente da Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho (antiga Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Cipa), disse que também foi feita uma inspeção em todos os espaços da Câmara, incluindo jardins, a cobertura e o estacionamento: “Não encontramos nenhum foco, mas possíveis focos do mosquito. Produzimos um relatório e abrimos um processo solicitando uma grande limpeza aqui na Casa”. Segundo ele, ainda foram feitos cartazes de conscientização para os servidores sobre o perigo do Aedes aegypti.

Entre os principais métodos de prevenção contra o inseto, estão: não deixar água acumulada em pneus, garrafas e vasos de plantas; manter lixeiros, barris e caixas d’água bem fechados; e colocar areia nos pratos dos vasos de plantas.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)