Presidência

Câmara visita área de medicina-veterinária da Seda

Vereadores, secretários e prefeito junto ao ônibus que atua nas comunidades Foto: Jonathan Heckler
Vereadores, secretários e prefeito junto ao ônibus que atua nas comunidades Foto: Jonathan Heckler

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), visitou, na manhã desta quinta-feira (12/4), em companhia dos vereadores Alceu Brasinha (PTB), Bernardino Vendruscolo (PSD), Sebastião Melo (PMDB), Paulinho Rubem Berta (PPS), Dr. Thiago Duarte (PDT), Idenir Cecchim (PMDB) e Dr. Humberto Goulart (PTB), a área de medicina veterinária da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). Os parlamentares foram recepcionados pelo prefeito José Fortunati e pela primeira-dama do Município Regina Becker, que administra de forma voluntária a pasta.

Na visita, os vereadores conheceram as instalações da área, localizada no bairro Lomba do Pinheiro. Lá são realizadas as cirurgias, quimioterapias, curativos e castrações de cães e gatos, recolhidos das ruas, ou por denúncia, pelo serviço de socorro da Secretaria. A Seda também dispõe de um ônibus adaptado que leva as ações e projetos específicos de tratamento emergencial ou castração da Seda às comunidades. Conforme Regina Becker, a visita dos vereadores ao local permite que a população, por meio dos seus representantes, conheçam de forma prática a importância do trabalho da secretaria, "o que permite o desenvolvimento das políticas públicas necessárias".

Em nome dos parlamentares que participaram da atividade Zacher elogiou a sede do setor de medicina-veterinária da Seda. "Todos nós ficamos encantados com a estrutura física, com o sistema de atendimento aos animais e a disposição dos profissionais para desenvolver um trabalho de qualidade no atendimento das demandas das comunidades", afirmou o presidente do Legislativo, ao parabenizar o prefeito e a primeira-dama, "pela coragem de defender a causa, a criação inédita de uma secretaria municipal e, que já é exemplo para outras cidades do País". Nas próximas semanas uma comitiva de Campinas virá a Porto Alegre especialmente para conhecer o funcionamento e as instalações da Seda.

Objetivo da Seda

O prefeito José Fortunati enfatizou que "a Seda não é abrigo de animais". Segundo ele, o trabalho desenvolvido visa a conscientização contra maus tratos e abandono, "além de ter, por sua complexidade, reflexos diretos na melhoria das condições da saúde pública", ressaltou.

A Secretaria Especial dos Direitos dos Animais foi criada há oito meses e, além de promover o atendimento médico, incentiva a adoção de animais abandonados. Neste ano, já foram contabilizados mais de 800 castrações, ação que tem como objetivo reduzir a proliferação de animais de rua, e cirurgias diversas. Atualmente, a Seda possui cerca de 55 colaboradores advindos de diferentes áreas do Executivo Municipal.

As denúncias de abandono, maus tratos ou acidentes com animais, devem ocorrer através do serviço 156. A área de medicina-veterinária conta com uma infraestrutura de bloco cirúrgico, sala de recuperação, consultório, gatil, canil, salas de isolamento e de tratamento; além do espaço da administração, onde profissionais especializados também promovem ações de conscientização sobre a importância do acolhimento ao animal.

Atualmente, trabalham na área de medicina-veterinária da Seda três médicos veterinários que atuam nos procedimentos, dois médicos gestores, estagiários, agentes de fiscalização, além da equipe que realiza a limpeza do local. No momento, a ùnica necessidade anunciada por Regina Becker é a aquisição de um aparelho de Raio X.

Também participaram da visita o secretário da Saúde, Marcelo Bósio; o secretário de Gestão, Urbano Schmitt; o diretor da Divisão de Projetos Sociais do Dmlu, Jairo Armando; e representantes dos gabinetes dos vereadores Adeli Sell (PT) e Engenheiro Comasseto (PT).

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)