Institucional

Câmara visita Vila Vargas e Chácara dos Bombeiros

Zacher visitou vilas no Partenon  Foto: Fernanda Westerhofer
Zacher visitou vilas no Partenon Foto: Fernanda Westerhofer
O problema de manutenção de diversas ruas ensaibradas da Chácara do Primeiro é a principal demanda da comunidade da Chácara do Primeiro, na Vila Vargas, parte alta do bairro Partenon. A demanda foi apresentada ao presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), assessores e representantes da prefeitura que, na sexta-feira (30/3), compareceram à segunda edição do projeto Câmara nos Bairros, lançado na semana anterior no Bairro Farrapos.
 
A iniciativa tem a finalidade de promover a integração entre o Legislativo da Capital e a população da cidade; ouvir e identificar as demandas da comunidade local e intermediar os seus encaminhamentos. A comitiva da Câmara ainda observou problemas na Chácara dos Bombeiros e Vila Vargas, no bairro São José.
 
Vila Vargas
Zacher foi recepcionado por moradores e lideranças da Associação Comunitária da Vila Vargas, convocados pela presidente da Associação Lizete Fagundes Rodrigues. Na presença do assessor comunitário da Smov, Dmlu e Dmae eles reivindicaram mais empenho na solução dos problemas de pavimentação, sistema de esgotamento pluvial e cloacal e regramento à coleta de lixo. Os pontos críticos estão localizados nas ruas Sargento Ronaldo, Maria Polônia Chaves, Sérgia Luciola Belmonte e Manoel Bitencourt.

Os depoimentos apontaram que os problemas são históricos e, além disso, os moradores da Vila Vargas manifestaram a sua preocupação com os estragos ocorridos em dias de chuva, quando “verdadeiras crateras se abrem no meio das vias, deixando-as intransitáveis”, afirmou Lizete. Acidentes e danos materiais são provocados pela falta de regularização da manutenção e o asfaltamento dos logradouros.
 
A presidente da Associação ainda critica a demora de atendimento às demandas já gravadas pela comunidade, através do Orçamento Participativo. “Só recebemos atendimento paliativo e quando as ruas são patroladas causam maiores danos, porque as ruas ficam retas e sem a ondulação necessária para que a água escoe pelas laterais. Com a rua reta, a água lava tudo e leva a terra solta para as valetas, entupindo-as e causando estragos em diversas residências”, salientou.
 
Cerca de 20 moradores locais acompanharam a visita do presidente da Câmara às ruas apontadas pela comunidade. Zacher destacou que um relatório com fotos e depoimentos será encaminhado ao prefeito.
 
Chácara dos Bombeiros
Após deixar a Vila Vargas, a comitiva da Câmara esteve na Chácara dos Bombeiros, também no bairro Partenon. Lá ouviu da líder comunitária, Rosa Helena Cavalheiro Mendes e do grupo de moradores que aguardavam no local, a necessidade de obra de canalização de um córrego, a poda de árvores, que ameaçam a segurança pública, asfaltamento, a construção de um muro de arrimo junto ao bueiro que circunda as principais ruas da comunidade; além de estabelecer ações técnicas para represar as águas da chuva que inundam as casas localizadas em frente a Escola Estadual Travassos Alves.
 
Mauro Zacher lamentou a ausência de um representante do DEP na atividade. Entretanto, comprometeu-se em listar os problemas relatados e da mesma forma que as demandas da Chácara do Primeiro, enviar relatório ao Executivo Municipal para as providências ou esclarecimentos à comunidade. O parlamentar ressaltou que é importante a mobilização dos moradores da Chácara dos Bombeiros junto ao Orçamento Participativo. “Só assim poderão priorizar ações e investimento como o de conquista da pavimentação asfáltica e obras de maior complexidade”, esclareceu.
 
Angélica Sperinde (reg.prof.7862)