Campanha Doe Um Livro é lançada em plenário
A Câmara Municipal de Porto Alegre lançou oficialmente nesta segunda-feira (7/11), durante a sessão ordinária, a campanha Doe Um Livro, Mude Uma História. Promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e a Frente Parlamentar do Incentivo à Leitura da Casa, com o apoio da Rede Pampa e da Fundação Luterana Diaconia (FLD). Na quinta-feira (3/11), a campanha havia sido lançada em ato promovido pela Câmara na 57ª Feira do Livro, em frente ao estande da Rede Pampa na Praça da Alfândega.
A campanha Doe Um Livro, Mude Uma História visa a arrecadar livros infanto-juvenis e gibis a serem doados aos adolescentes internados nas seis unidades da Fundação de Assistência Socioeducativa (Fase) de Porto Alegre. Durante a Feira do Livro, as caixas de coleta estarão disponibilizadas nos estandes da Rede Pampa e da Câmara Municipal. Após a Feira, até o dia 15 de dezembro, a doação poderá ser feita no Legislativo Municipal, que fica na Avenida Loureiro da Silva, 255, com a data de entrega dos livros prevista para a segunda quinzena do próximo mês.
Classificando a campanha como "ousada", a presidente da Cedecondh, vereadora Maria Celeste (PT), lembrou que a Fase possui 910 adolescentes, com idades entre os 12 e os 18 anos, internados em suas dependências por medida judicial. "A dura realidade dessas medidas socioeducativas inclui períodos de internação que podem ir de seis meses até três anos. São adolescentes que estão na plenitude do seu vigor físico e estão internados em celas na maior parte do tempo.", lamentou Celeste.
De acordo com a vereadora, a campanha lançada pela Câmara visa a colaborar com o trabalho pedagógico e de assistência social para que esses meninos e meninas internados possam frequentar a escola e participar de oficinas, visando à sua ressocialização. "A campanha visa despertar nesses jovens o gosto pela leitura e propiciar a eles um novo mundo. É possível transformar a realidade por meio da leitura." Celeste agradeceu ainda o apoio dos parceiros à campanha e apelou para que a população de Porto Alegre participe da campanha doando livros. "Os jovens internados estão sedentos por livros", disse Celeste.
Também participaram do lançamento da campanha a presidente da Frente de Incentivo à Leitura, vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), e o diretor da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, além dos demais vereadores presentes à sessão ordinária.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)