Direitos Humanos

Jovens da Fase recebem 2.116 livros doados em campanha

Meninos escolheram livros e revistas Foto: Fernanda Westerhofer
Meninos escolheram livros e revistas Foto: Fernanda Westerhofer

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou, na tarde desta terça-feira (27/12), 2.116 livros e revistas em quadrinhos para serem lidos pelos adolescentes internados na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). O acervo foi recolhido durante a campanha Doe Um Livro, Mude uma História, promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e pela Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, da Câmara, com apoio da Rede Pampa e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

A meta da campanha foi superada, segundo a presidente da Cedecondh, Maria Celeste (PT). O objetivo era coletar 2 mil obras que pudessem ser levadas para as celas pelos adolescentes. “Acreditamos que, através da leitura, podem se abrir novos horizontes para eles”, disse, informando que 930 jovens, dos quais 550 da Capital, estão nas casas da Fase. Celeste lembrou que a campanha foi lançada em 4 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre, e durou 45 dias. Os pontos de coleta foram instalados na Feira, na Câmara, na Pampa e na FLD. Houve ainda doações feitas diretamente à Cedecondh. A Escola Toyama, por exemplo, doou 200 livros.

Os livros foram recebidos pela presidente da Fase, Joelza Mesquita Andrade Pires, no auditório da Casa Padre Cacique da Fase, à qual compareceram diversos internos. Também participaram da solenidade a presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), a presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, Fernanda Melchionna (PSOL), o vereador Toni Proença (PPL), o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, o diretor da Casa Padre Cacique, Davis Kluge, e funcionários da instituição.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)