Legislatura 20013/2016

Carlos Casartelli passa a ser vereador titular na Câmara

Carlos Henrique Casartelli Foto: Bolívar Abascal Oberto
Carlos Henrique Casartelli Foto: Bolívar Abascal Oberto
Carlos Henrique Casartelli, que concorreu a vereador pelo PTB nas eleições municipais de 2012, deverá passar da suplência à titularidade na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele ocupará vaga pela exclusão de Cássio Trogildo, que teve seus votos anulados pelo Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS). Atual secretário municipal da Saúde, Casartelli somou 5.026 votos em outubro passado. Comunicado do TRE-RS com o total atualizado da eleição municipal de 2012 foi recebido na tarde de terça-feira (3/9) pela Câmara Municipal. Na tarde desta quarta-feira (4/9), a partir das 14 horas, Casartelli participará da sessão ordinária, agora na condição de titular. 

No primeiro resultado, divulgado pela Justiça Eleitoral ainda em outubro de 2012, o PTB havia conquistado quatro cadeiras na Câmara de Porto Alegre: Cássio Trogildo (9.541 votos), Dr. Goulart (8.569), Elizandro Sabino (6.741) e Paulo Brum (5.575). Agora, mesmo com a anulação dos votos de Trogildo, pelo recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, a cadeira permaneceu com o PTB. Em janeiro deste ano, com o início da atual legislatura, Casartelli já havia tomado posse como suplente, antes de se licenciar para assumir como secretário municipal da Saúde.

Naquela oportunidade, Dr. Goulart também se licenciou para assumir como secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). Com as licenças de Goulart (titular) e Casartelli (então primeiro suplente), foi aberta vaga para Alceu Brasinha (PTB), o segundo suplente do partido. Caso Casartelli permaneça na Secretaria de Saúde, e com o terceiro suplente da lista, Elói Guimarães, permanecendo como secretário municipal de Administração, o PTB terá um novo suplente exercendo a titularidade na Câmara Municipal: Roni Casa da Sopa da Tinga, que somou 3.032 votos. Neste ano, Roni também já prestou juramento no parlamento da Capital em abril, quando exerceu a vereança por licença de saúde do vereador Brasinha.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)