Presidência

Carnaval 2017 é aberto oficialmente em Porto Alegre

O presidente da Câmara e vereadores acompanharam a cerimônia, realizada na Prefeitura

  • Presidente Cassio Trogildo participa da cerimônia de abertura do Carnaval de Porto Alegre 2017 no Paço Municipal. Prefeito entrega a chave de Porto Alegre à corte do carnaval
    O Rei Momo, a Rainha e as Princesas receberam a Chave da Cidade do prefeito (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Cassio Trogildo participa da cerimônia de abertura do Carnaval de Porto Alegre 2017 no Paço Municipal. Ao microfone, o presidente da CMPA, Cassio Trogildo
    Trogildo destacou a importância da festa também para a economia da Capital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

No final da tarde desta terça-feira (21/02), ocorreu a cerimônia de abertura oficial do Carnaval 2017 em Porto Alegre. Prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cassio Trogildo (PTB), o evento foi realizado na sede da Prefeitura e contou com a presença de vereadores e diversas autoridades do município e membros de escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval deste ano.

A solenidade foi aberta com a apresentação dos estandartes e dos sambas-enredo das agremiações, ao som de seus intérpretes e baterias. O primeiro a se pronunciar foi o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, que destacou o novo modelo de realização do Carnaval na cidade e enalteceu a tradição do evento. “É uma manifestação cultural de importância singular. Estamos trabalhando diariamente para viabilizar sua realização”, afirmou Alabarse.

Após receber do prefeito municipal o decreto que assegura a realização do Carnaval no Complexo Cultural do Porto Seco, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa), Juarez Gutierres de Souza, ressaltou que o evento não tem um caráter meramente festivo. “Ele mobiliza uma grande estrutura e é a razão de ser de muitas comunidades”, atestou, acrescentando que a força-tarefa designada para coordená-lo “não está medindo esforços” para seu sucesso.

Dificuldades

“Carnaval é festa, é folia, mas é também uma atividade econômica, que está sendo afetada pela crise como todas as outras”, salientou o presidente da Câmara Municipal. Cassio Trogildo expôs que o momento é de se reinventar e de buscar novas formas de fazer Carnaval. “Com todo o esforço da força-tarefa, teremos um produto atrativo às pessoas”, declarou.

Na mesma linha, o prefeito Nelson Marchezan Júnior explicou que a festa popular deve ser viabilizada por recursos privados. “É na crise que as pessoas crescem e se superam, e eu agradeço às escolas por entenderem a situação da prefeitura e das contas públicas”, disse.

Depois de seu discurso, Marchezan entregou a Chave da Cidade ao Rei Momo Maurício Melo, que cumprimentou as escolas de samba e a força-tarefa designada para a coordenação do evento e declarou oficialmente aberta a edição de 2017 do Carnaval de Porto Alegre. A cerimônia foi encerrada com uma nova apresentação de membros das agremiações, desta vez ao som de Não deixe o samba morrer, da cantora Alcione.

Estiveram presentes também os vereadores Mônica Leal (PP), Matheus Ayres (PP), Clàudio Janta (SD) e Dr. Goulart (PTB) e o secretário municipal de Relações Institucionais, Kevin Krieger. Os desfiles do Carnaval 2017 estão previstos para acontecerem nos dias 23, 24 e 25 de março, no sambódromo do Porto Seco.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)