Plenário

Carolina Rousseff é a mais jovem vereadora de Porto Alegre

Suplente do PT ocupa cadeira no Legislativo por licença de Sgarbossa

Movimentação de plenario. Na foto: vereadora Carolina Rousse
Estudante, Carol tem 21 anos de idade (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Empossada no final da manhã da última terça-feira (1/8) como vereadora da Câmara Municipal de Porto Alegre, Carolina Duarte Rousseff (PT) se tornou, aos 21 anos, a mulher mais jovem a assumir uma cadeira no Legislativo da Capital. Em seu primeiro pronunciamento no Plenário Otávio Rocha, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (2/8), a estudante de Magistério, militante e feminista defendeu os direitos da juventude e criticou ações do prefeito Nelson Marchezan Jr. 

Carol Rousseff, como é conhecida, será titular até esta quinta-feira (3/8), em substituição ao vereador Marcelo Sgarbossa (PT). Ao falar ao plenário, ela informou que irá apresentar dois projetos de lei: um que altera o Estatuto da Juventude de Porto Alegre, criado em 2006, com a intenção de “fazer mudanças para atender melhor a diversidade que é a juventude de hoje” e outro sobre o transporte público da cidade. “Vamos fazer esse enfrentamento com o ‘desgoverno do Marchezan’ que retira direitos dos trabalhadores, da juventude e dos idosos”.

A jovem vereadora também afirmou que o prefeito ataca a população mais pobre e não pensa na classe trabalhadora. “Vivemos uma violação da democracia. Precisamos que ela seja reestabelecida. A juventude não aceita um governo golpista e neoliberal”, defendeu, criticando a suspensão das matrículas do EJA nas escolas municipais proposta pela gestão do Executivo.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)