Plenário

Casa do Artista RS volta a pedir apoio à Câmara Municipal

Fernandes, da Casa do Artista, falou hoje na Tribuna Popular Foto: Elson Sempé Pedroso
Fernandes, da Casa do Artista, falou hoje na Tribuna Popular Foto: Elson Sempé Pedroso

Pedido de apoio aos vereadores de Porto Alegre e relato da situação das dificuldades para manutenção e conservação da Casa do Artista Rio-Grandense fez parte da manifestação do presidente da entidade, Luciano Fernandes, na Tribuna Popular, na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (9/5). Fernandes informou que são oito moradores que residem, atualmente, na casa localizada no bairro Glória da Capital.

Criada em 1949, a Casa do Artista, conforme afirmou Ferbnandes, está completamente abandonada. "Considero constrangedor que os artistas, idosos, precisem passar por este tipo de dificuldades". O presidente convidou os vereadores para visitarem o local e ver de perto os problemas enfrentados pelos velhos artistas.

Fernandes disse que tem dificuldades em conseguir apoio para a entidade junto à Secretaria de Cultura do Estado. Quanto à pasta municipal da Cultura, relatou que já entregou documentação para receber R$ 10 mil para obras. "Mas falta vontade política para a liberação da verba”.

Entretanto, Fernandes destacou que a Casa do Artista já conseguiu o apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciárias (Susepe) com a mão-de-obra de apenados para a reforma. Ele citou que o banco social de materiais de construção da Fiergs doou parte do necessário para a reforma, o que contribuiu a um avanço nas necessidades, pois a obra está orçada em R$ 110 mil.

“A Casa tem que ser repensada para que se sustente. Uma das propostas é a articulação entre os sindicatos das categorias, como Sindicato dos Radialistas; dos Artesões; dos Músicos, e dos Compositores”, defendeu. Luciano explicou ainda que pretende, quando a Casa for reformada, transformar três peças em quartos de passagens para artistas de fora, com o objetivo de maior integração entre as gerações artísticas.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)