Cece conhece nova instalação do projeto Interabilita
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre, esteve presente na manhã desta terça-feira (10/07) à nova instalação do projeto Interabilita, localizada dentro da estrutura do Gigantinho. O projeto, que prevê o atendimento fisioterápico a crianças portadoras de deficiência, foi obrigado a mudar de local devido às obras no Beira-Rio.
"No mês passado, constatamos que o novo lugar adotado pelos profissionais não dispunha de acessibilidade para as crianças, agora estamos averiguando os novos reparos da estrutura e felizes com o andamento do projeto", afirmou o presidente da Cece, vereador Professor Garcia (PMDB). Na época, a Cece mostrou preocupação, pois o único elevador de acesso à sala de atendimento estava quebrado. "Consertamos o elevador e melhoramos a organização da sala que atende hoje cerca de 20 crianças no período da manhã", explicou o presidente da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional - entidade que mantém o projeto -, Cesardo Vignochi.
Atendimento
Para a coordenadora do projeto, Élida dos Santos, algumas dificuldades ainda existem, mas o importante é que durante o período provisório de obras no estádio a fisioterapia continue funcionando normalmente. "É fundamental receber nossos pacientes. Eles precisam muito dessa motivação para vencer suas dificuldades diárias", frisou. Para o pai de uma das crianças atendidas, Carlos Roberto da Silva, o projeto não pode parar o progresso dos pacientes. "Minha filha possui paralisia cerebral e aprendeu a andar depois de três anos de tratamento através do Interabilita. Cada semana é um passo adiante e a gente não pode desistir nunca".
O vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) também esteve presente durante a visita e afirmou que é "excelente" poder ver na prática o resultado de um projeto bem feito. "Temos que exercer nosso papel de fiscalização, mas também de reconhecimento quando as coisas dão certo", registrou.
Ester Scotti (reg. prof. 13387)