COMISSÕES

Cece debate serviços públicos de esporte na Capital

36ª reunião ordinária discutiu sobre Serviços Públicos de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre - Construir Redes
Reunião tratou sobre os serviços de esporte e lazer em Porto Alegre, em alusão aos 100 anos da iniciativa (Foto: Júlia Urias/CMPA)

Na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre desta terça-feira (22/10) foram debatidos os serviços públicos de esporte, recreação e lazer na Capital gaúcha, em alusão aos 100 anos da iniciativa. “Essa luta pelo esporte não é de hoje e tem muitas dificuldades. A gente vê as pessoas ganhando muitas medalhas no esporte em Porto Alegre, mas todas por clubes privados. Precisamos mudar isso, e para tal, precisamos convencer as pessoas e a classe política. Isso é uma questão de consciência social coletiva de enxergar o espaço do esporte”, declarou o proponente da pauta, o vereador Jonas Reis (PT).

O programa foi criado com a formalização da cooperação entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua finalidade é identificar, mobilizar, agregar e contar com a atuação de mais pessoas, coletivos e instituições que se interessam em investir e promover a saúde e prática de esportes da população.

Representando a Esefid, o especialista em esporte, cultura e lazer, Mauro Myskiw, explicou como ocorrerá o projeto. O desenvolvimento está estruturado em quatro eixos: redes de memória e história sobre os 100 anos de serviço público de esporte, recreação e lazer, redes de formação no serviço público e promoção da saúde e atuação para a participação da população e pesquisa sobre serviços públicos de esporte.  “Esse projeto não é apenas uma experiência acadêmica, é também político e procura engajamento para colocar o esporte e lazer na pauta dos governos. Precisamos construir um movimento, uma ação, uma mobilização política para isso. Esse projeto não tem a finalidade de ser um enfrentamento, mas de ser uma soma de esforços”, afirmou.

Destes, já estão sendo implementadas a avaliação, organização e tratamento dos documentos nos arquivos históricos da Smelj para compor o acervo do Centro de Memória da UFRGS, produção de material informativo e didático sobre serviço público de esporte, recreação e lazer de Porto Alegre, a participação em atividades conjuntas com estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano no desenvolvimento de suas pesquisas. “Porto Alegre sempre foi uma referência em serviço público no Brasil e na América Latina e a gente não quer perder isso, são 100 anos de história e nesses 100 anos tivemos conquistas muito relevantes”, afirmou.

A diretora geral do Sindicato dos Municipários/as de Porto Alegre (Simpa), Cindi Sandri, contestou a apresentação de dados a respeito da juventude do esporte da Smelj, baseado na Lei Orçamentária Anual para 2025 apresentada na reunião da Cefor, na manhã de hoje, afirmando que há interesse em ocultar dados a respeito. “O tema da juventude está junto. Onde é que ele entra no Orçamento apresentado pelo secretário Bruno pela manhã? Eu não vi. Essa situação que reflete na educação e na assistência social, reflete com certeza no esporte também. Não há interesse de financiar qualquer tipo de ação que não seja através de iniciativas com a parceria privada”, criticou.

Em resposta, a secretária da Smelj, Ana Paula Bastos disse que há iniciativas públicas para crianças e adolescentes e os dados estão disponíveis no Portal da Transparência e caso a população não consiga encontrar, pode entrar em contato com a Secretaria, que as informações serão repassadas. “Fazemos um atendimento mensal entre crianças e jovens, com 780 alunos, e adultos e idosos com cerca de 2.640 usuários. Quando falamos em atendimentos, é a quantidade de vezes que cada aluno faz as aulas. Então, dá cerca de 25.359 atendimentos ao mês”, apontou. De acordo com a titular da pasta, além disso, há interesse em iniciativas públicas, incluindo o Bolsa Atleta com o Governo Federal. Ela disse ainda que houve um corte de verbas na área do esporte em Porto Alegre devido às cheias que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio, mas, aos poucos, a Smelj está voltando com projetos voltados para a saúde da população porto-alegrense. 

Cronograma

O programa Serviços Públicos de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre promoverá aulas abertas para todos os públicos em locais que fazem alusão à memória da atuação dos serviços públicos de esporte da Capital gaúcha, com o objetivo de revisitar estudos da área. Cada encontro terá uma temática diferente e contará com a participação de autores das pesquisas. Confira o cronograma completo:

Aula 1: Institucionalização dos serviços públicos de recreação em Porto Alegre - 25 de outubro às 09:00 na Praça General Osório (Alto da Bronze)

Aula 2: A educação física e os clubs nas praças públicas - 18 de outubro no Parque da Redenção às 14:00

Aula 3: O centro de estudos de lazer (Celar/PUCRS) e os centros de comunidade de Porto Alegre - 25 de outubro às 14:00 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Aula 4: Democracia e participação da comunidade na gestão do espaço público - 1 de novembro no Parque Alim Pedro às 14:00

Aula 5: As frentes populares, a articulação comunitária e o orçamento participativo - 8 de novembro no Parque Ararigbóia às 14:00

Aula 6: Circuitos de jogos, brincadeiras e de competições - 22 de novembro na Praça Darcy Azambuja (Intercap) às 14:00

Aula 7: Programas e projetos com pessoas idosas nas políticas públicas de esporte, recreação e lazer - 29 de novembro no Centro de Comunidade Vila Restinga (Cecores) às 14:00

Aula 8: Direitos sociais ao esporte, recreação e lazer em Porto Alegre - 6 de dezembro na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude às 14:00

Aula 9: Movimento contestatório #SomosTodoseTodasEmDefesadoDireitoaoEsporteRecreaçãoeLazer - 13 de dezembro na Câmara Municipal de Porto Alegre às 14:00 (a confirmar)

Aula 10: Os lugares da orla do Guaíba e das ciclovias das políticas públicas de esporte, recreação e lazer - 20 de novembro na Prefeitura Municipal de Porto Alegre às 14:00 (a confirmar)

 

Para mais informações, acesse o site oficial da iniciativa clicando aqui.

Texto

Renata Rosa (estagiária de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)