Cece examina Escola Rio Grande do Sul, no Centro
Para prosseguir com a verificação de denúncias feitas por conselheiros tutelares de que cerca de 600 crianças não estão matriculadas em escolas na Capital, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou, na manhã desta sexta-feira (6/6), a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, localizada na Microrregião 8 (Centro).
Cerca de 900 alunos estudam nesse estabelecimento, vários deles moradores de lugares distantes, como Viamão e Canoas. "Ocorre, então, falta de vagas para alunos do Centro, já que muitos fornecem comprovantes de endereços falsos para estudarem aqui", explicou a vice-diretora do turno da manhã, Nerli Figueiredo. Segundo ela, o quadro de professores e funcionários está completo. "Nosso maior problema é de infra-estrutura, porque há pouco recurso para manutenção e conservação", disse.
"Há também um problema social grave, porque diversas questões da Vila Chocolatão chegam na escola", observou a vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece. A Rio Grande do Sul, localizada na Rua Washington Luiz, recebe, principalmente no turno da tarde, muitas crianças moradoras dessa vila.
Jardim
A vereadora criticou ainda a extensão do ensino fundamental para nove anos. "Abriram turmas de 6 anos, mas o Jardim foi extingüido. Aqui no Centro, como em outros lugares, o Jardim é necessário, principalmente pela situação social das crianças", avaliou, informando que a Cece irá discutir o tema.
Sobre as visitas às escolas, que continuarão na próxima semana, Sofia destacou que muitas questões se repetem: "A falta de recursos humanos, de uma equipe pedagógica e as precariedade das estruturas físicas, ou até falta delas, como é o caso da bibliotecas e laboratórios".
A Cece já esteve em escolas estaduais e municipais das Microrregiões 1 (Ilhas, Humaitá e Navegantes), 4 (Grande Partenon) e 9 (Lomba do Pinheiro e Agronomia. Leia mais:
Cece verifica denúncias de conselheiros em escolas
Comissão visita escolas da Microrregião 4
Escolas da Microrregião 9 recebem Comissão
Taidje Gut (reg. prof. 13614)