Comissões

Cece visita a Estação de Tratamento de Esgotos do Navegantes

Vereadores defendem a conscientização sobre trabalho que o DMAE desenvolve para a qualidade da água

Visita à Estação de Tratamento de Esgotos Navegantes.
Vereadores conheceram o processo de tratamento do esgoto (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Na manhã desta terça-feira (12/12), os vereadores integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (CECE) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizaram visita à Estação de Tratamento de Esgotos São João Navegantes (ETE), do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), para conhecer o processo de captação, tratamento, reservação e distribuição de água na cidade. Também buscaram esclarecimentos sobre o recolhimento e tratamento do esgoto cloacal de Porto Alegre.

Conforme o presidente da CECE, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), a visita foi agendada com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos parlamentares sobre a prática diária do DMAE em benefício da água potável, ao salientar que "água é sinônimo de vida, em função da sua importância à saúde e cotidiano dos cidadãos". Tarciso destacou que esse tema deve ser tratado com maior ênfase em todas as áreas da sociedade, principalmente em instituições de ensino e de saúde, para que todos tenham a consciência sobre os cuidados necessários com a água e o descarte do lixo e sobre o relevante trabalho que é realizado pelo Departamento.

Na ETE São João Navegantes os vereadores foram recebidos pelo diretor geral do DMAE, engenheiro Darcy Santos, diretor interino de Tratamento de Água e Esgotos, pelo coordenador de Estações de Tratamento de Esgotos, Marcelo Faccin, pelo engenheiro Allan Pozzebon, coordenador das ETEs Norte, pelo químico Fernando Carlos Willrich e colaboradores do Departamento. Conforme Pozzebon, "essa Estação faz a captação de água do Guaíba, recebe uma alta carga orgânica e, após todos os ciclos de tratamento, devolve água ao Guaíba, com uma redução de cerca de 95% de carga orgânica, para que ocorra a captação e tratamento pertinente ao consumo de água". 

Estação São João Navegantes 

O processo de tratamento do esgoto cloacal se dá com a captação dos domicílios ou prédios comerciais, por intermédio de rede coletora de esgoto, para depois ser conduzido por meio de bombas ou por gravidade às ETEs. Porto Alegre possui dez Estações de Tratamento de Esgotos , 1.948 quilômetros de extensão total de rede de esgoto, cerca de 80% é a capacidade de tratamento de esgoto da cidade, com um volume de 63.675.472 m³ de esgoto tratado por ano.

A Estação Navegantes atende os bairros Navegantes, Vila Farrapos, São Geraldo, São João, Auxiliadora, Higienópolis, Santa Maria Goretti, IAPI, Dona Teodora, Humaitá e Aeroporto, envolvendo cerca de 192.000 habitantes. A estação utiliza o sistema biológico de tratamento cloacal, que ocorre em reatores (tanques de aeração), onde o esgoto a ser tratado entra em contato com "lodo ativado", que refere-se à suspensão ativa de microorganismos que decompõem a matéria orgânica diluída. Esse tipo de tratamento requer o acompanhamento de equipe técnica e energia elétrica, sendo mais rápido e aplicável em menor espaço físico, se comparado com tratamentos de esgotos por lagoas de estabilização. De acordo com os técnicos, o tratamento realizado neste local promove uma redução de 95% a 99% do coliformes fecais, beneficiando a água que retorna para o Guaíba.

Também participaram da visita a vereadora Sofia Cavedon (PT) e o vereador Alvoni Medina (PRB) e líderes da comunidade. Os vereadores foram unânimes e ressaltaram o importante trabalho desenvolvido pelos técnicos da ETE Navegantes, além de destacarem a necessidade de desenvolver ação de conscientização da população em geral sobre o descarte de lixo para evitar o aumento de dejetos que prejudicam o tratamento da água na cidade.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)