Comissões

Cedecondh discute falta de segurança e de postos de polícia nos bairros

Brigada explicou como vem agindo nos bairros  Foto: Ederson Nunes/CMPA
Brigada explicou como vem agindo nos bairros Foto: Ederson Nunes/CMPA (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), presidida pelo vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), recebeu na tarde desta terça-feira (29/3) representantes da Brigada Militar e moradores dos bairros Lindóia, São Sebastião e Ipanema, para debater sobre os postos de polícia e falta de segurança.

Representante do Conselho Comunitário da Associação de Moradores do Bairro Lindóia, Gilmar Drago questionou a falta de efetivo como justificativa para a ausência de postos na comunidade: “A desculpa dada sempre é a da falta de efetivo, mas não falta”. Waneza Vieira, presidente da Associação de Moradores do Bairro Ipanema, concorda: “Essa justificativa já é dada há muitos anos, e a Brigada é tudo para o cidadão em questão de segurança. Seria um atraso fechar os postos da Brigada Militar”.

Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, Luisa Stern ressaltou que os problemas enfrentados pela segurança pública atingem diretamente toda população porto-alegrense, devido às más condições de trabalho fornecidas aos policiais militares. "Realmente é muito difícil que se desenvolva uma segurança eficaz quando estes profissionais obtêm parcelamento e atrasos no salário, cortes de horas extras e condições indignas de trabalho", disse.

O tenente-coronel do 20º Batalhão da Brigada Militar Egon Kvietinski destacou que foram adotadas novas medidas para atender com mais facilidade as comunidades. Segundo ele, as novas tecnologias influenciam para o andamento das operações. "O Whatsapp é uma ferramenta fácil, prática e rápida que nos ajuda muito. Além de manter contato com a comunidade, o número de casos bem sucedidos aumentou." 

Kvietinski relatou ainda que é necessário adotar medidas criativas. "Em algumas situações, tivemos que fechar postos. Posso afirmar que, mesmo com o fechamento, não houve influência no número de ocorrências", disse.

Ao findar a reunião, foi encaminhado um abaixo-assinado dos moradores do Bairro Lindóia para a manutenção dos Postos Avançados no local. Estavam presentes os vereadores Alex Fraga (PSOL), João Bosco Vaz (PDT), Adeli Sell (PT) e Marcelo Sgarbossa (PT).

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)