Comissões

Cedecondh discute segurança do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul

Vereadores ouviram depoimentos de profissionais do Postão da Cruzeiro Foto: Tonico Alvares/CMPA
Vereadores ouviram depoimentos de profissionais do Postão da Cruzeiro Foto: Tonico Alvares/CMPA (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A segurança para usuários e profissionais da saúde no Pronto AtendimentoCruzeiro do Sul (Pacs) esteve em pauta novamente na Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (15/3), em reunião realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor,Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh). Nos últimos meses, o Pacs se mantevefechado por alguns períodos, devido à ocorrência de conflitos armados próximoao local e até mesmo no interior da unidade de saúde.

Rosana Metrangolo, enfermeira do Posto de Atendimento,relembrou a CPI da Saúde realizada na Câmara em 2014. “Agora, estamos vivendo o reflexodo descaso. O Posto está pedindo socorro”. Falou também Paulo Rogério,representante dos Condutores de Ambulância do RS: “Este ano, mais de cemplantões estiveram fechados por falta de funcionários. É uma verdadeiracalamidade pública”.

Já Ana Maria Lopes, da Coordenação Municipal de Urgência eEmergência da Secretaria da Saúde, confirmou que há falta de profissionais, masque não há vagas em função da licença de aposentadoria dos funcionários daunidade. O tenente-coronel Kleber Goulart, do 1º Batalhão da PolíciaMilitar, fez uma prestação de contas e se colocou à disposição para sugestões edebates: “Lidamos com alto grau de reincidência criminal. É uma situaçãocomplicada”.

Baseado nos depoimentos feitos na reunião, o presidente da Cedecondh, vereador Thiago Duarte (PDT), fez os seguintes encaminhamentos: pedidos de providências e informaçõesrelacionados ao adicional de risco de vida; local próprio para o Samu, comescolta da Brigada Militar; melhorias na estrutura física do local; treinamentode servidores pela Brigada e pela Guarda Municipal; e serviço de vigilância 24horas para o Postão. Também estiveram presentes à reunião os vereadores Cláudio Janta (SD), Mônica Leal (PP) e Alex Fraga (PSOL).


Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)