Comissões

Cedecondh firma convênios com Senac e OAB/RS

Senac apresentou projetos e programas na Cedecondh Foto: Caroline da Fé
Senac apresentou projetos e programas na Cedecondh Foto: Caroline da Fé

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre estabeleceu, na tarde desta terça-feira (19/6), parcerias de trabalho com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). A iniciativa partiu da necessidade de aperfeiçoar os serviços prestados pela Cedecondh e de “atender de forma mais ampla às comunidades carentes e as pessoas violadas em seus direitos”, esclareceu o presidente da Comissão, Carlos Comassetto (PT).

Através de cursos técnicos e profissionalizantes disponibilizados pelo Senac pretende-se solucionar muitas das demandas da população de baixa renda que não tem acesso à educação ou à oportunidades de emprego. De acordo com a vereadora Margarete Moraes (PT) os cursos surgem também como forma de respaldar as atividades dos próprios funcionários da Casa. “Existem muitos servidores da Câmara que precisam destes cursos para instrumentalizar seus trabalhos diários”, acrescentou. Otimista, Leonardo de Paula, executivo de operações do Senac, garantiu que parcerias por meio de descontos e bolsas de estudo podem ser soluções perfeitas para a população pobre.

Da mesma forma a Comissão de Direitos Humanos da OAB assumiu o compromisso de participar das reuniões da Cedecondh, às terças-feiras, com o objetivo de acompanhar os trabalhos prestados pela Câmara e, conseqüentemente, tentar resolver impasses gerados pela violação dos direitos humanos. “Diante de um contexto onde a integridade física e espiritual dos indivíduos têm sofrido abalos freqüentes, a OAB vem somar esforços para proteger estas pessoas, noticiando e encaminhando os casos aos órgãos competentes”, disse a representante da Ordem, Anair Isabel Schaefer.

A partir desta semana, dois grupos de trabalho serão formados, um junto ao Senac e outro à OAB, com o intuito de descrever as proposições do convênio e apresentá-las à Mesa Diretora. “Fico feliz em perceber que grupos importantes que atuam na defesa dos direitos humanos e na formação educacional dos cidadãos possam incrementar nossa missão”, finalizou João Carlos Nedel (PP).

Ester Scotti