Comissões

Cefor avalia problemas no funcionamento do Carrefour/Sertório

Cefor discutiu problemas sobre o Carrrefour/Sertório Foto: Elson Sempé Pedroso
Cefor discutiu problemas sobre o Carrrefour/Sertório Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) realizou na manhã desta terça-feira (7/4) reunião para esclarecimentos sobre a abertura da loja Carrefour S.A. na Avenida Sertório. O presidente da Cefor, vereador Airto Ferronato  (PSB) ao abrir os trabalhos lembrou que a reunião foi solicitada pelo vereador Mauro Pinheiro (PT) que tinha algumas dúvidas sobre o cumprimento de alguns procedimentos legais para o funcionamento da loja. Todos os representantes das secretarias envolvidas afirmaram que as exigências legais feitas pelo poder Executivo foram cumpridas.

O problema que ocorreu no dia da inauguração, segundo o titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e comércio (Simc), Idenir Cecchim, foi que os dois hipermercados, Big e Carrefour, realizaram grandes promoções congestionado o trânsito em torno das lojas. De acordo com o secretário é preciso estudar uma nova legislação para que grandes redes não sejam instaladas próximas. “Só assim a concorrência diminui e os problemas pertinentes a trânsito serão solucionados”, argumentou.

Outro dado relatado pelos técnicos da SPM e Smic, é de que a obra começou a ser trabalhada e estudada no ano de 2007 para só em fevereiro de 2009 ser inaugurada com todas as exigências cumpridas. “Foram muitas reuniões de trabalho para que todos as exigências fossem sanadas”, ressaltaram.

Conforme Mauro Pinheiro alguns problemas persistem sendo preciso soluções para, por  exemplo, o fluxo do trânsito nas imediações. "Além das promoções entre as duas redes que prejudicam o pequeno empreendedor que não tem condições de concorrer com as grande redes". 

Também compareceram à reunião os vereadores João Dib (PP), vice-presidente da Cefor; Sebastião Melo (PMDB) e Valter Nagelstein (PMDB); o Coordenador de Projetos Viários da EPTC, Paulo Schreinert; o secretário adjunto da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), Francisco Dornelles; e o chefe do serviço de obras do Departamento de Esgotos Pluviais(DEP), Leonel Dranoft.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Ouça:
Carrefour da Sertório cumpre todas as exigências