Comissões

Moradores preocupados com projeto de súper na Zona Norte

Comunidade questiona impacto ambiental de hipermercado Foto: Caroline da Fé
Comunidade questiona impacto ambiental de hipermercado Foto: Caroline da Fé

Moradores dos bairros São Sebastião, Lindóia e Sarandi estiveram na tarde desta terça-feira (11/9) na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na reunião, foi manifestada preocupação em relação a construção do Hipermercado Carrefour, prevista para a Avenida Sertório, nº 6.700, zona Norte da Capital.

Os moradores vieram até a Câmara, conforme informaram, para pedir acesso ao relatório de impacto ambiental, elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), sobre a construção deste empreendimento naquele local. Também expuseram preocupações com questões relativas ao trânsito e segurança que serão geradas com a construção do empreendimento.

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Sebastião (Ambass), Gilmar Drago, o bairro caracteriza-se pelo aspecto residencial, não comportando grandes empreendimentos. “As ruas são estreitas e a pavimentação não é apropriada para caminhões”, disse.

Os moradores também, disseram que não concordam com algumas compensações oferecidas pela construtora Profill Engenharia e Ambiente, encarregada pela construção do supermercado. “Eles prometem plantar árvores e melhorias em praças, mas não estão prevendo melhorias no trânsito”, disse Gilmar. Os moradores também questionaram o fato de o bairro ainda não ter recebido sinalização adequada por parte da EPTC. “Como vamos comportar novos empreendimentos se ainda não temos um mínimo de sinalização”, questionou Gilmar.

Os representantes das associações também reclamaram por não terem sido ouvidos pelos órgãos da prefeitura responsáveis pela elaboração dos projetos que viabilizaram a construção da obra.

Estiveram na reunião representantes da EPTC, SPM, da SMAM e SMT. Como o representante do Hipermercado Carrefour não compareceu, ficou estabelecido que serão novamente convidados para um outro encontro e que as preocupações expostas pelos moradores serão encaminhadas aos órgãos competentes do município para possíveis providências.

“Fico  feliz em saber que vieram até esta Casa para manifestarem suas preocupações”, disse o presidente da Cuthab, vereador Elói Guimarães, que conduziu os trabalhos. Também compareceram os vereadores Guilherme Barbosa (PT), Ismael Heinen (Dem), Alceu Brasinha (PTB), Sebastião Melo (PMDB) e Ervino Besson (PDT).

Regina Andrade (reg. prof. 8423)