Solene

Centenário do La Salle Dores é homenageado na Câmara

Alunos cantaram após o encerramento da cerimônia Foto: Pedro Revillion
Alunos cantaram após o encerramento da cerimônia Foto: Pedro Revillion

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta sexta-feira (30/5), às 15 horas, Sessão Solene em comemoração aos 100 anos do Colégio La Salle Dores. A homenagem atende a proposição do vereador Professor Garcia (PMDB).

O proponente da homenagem lembrou que com o nome de Nossa Senhora das Dores, o atual Colégio La Salle Dores foi fundado em 3 de fevereiro de 1908, como escola primária masculina atendendo inicialmente uma turma de 27 alunos. As aulas eram realizadas num prédio alugado na rua Riachuelo, atualmente o número 399. Em 1909, com o aumento das matrículas, a escola transferiu-se para o local onde está até hoje, na Rua Riachuelo, 800.

Garcia disse também que desde seus primeiros alunos, o Colégio passou por diferentes momentos, mas manteve-se fiel ao compromisso de formar cidadãos, homens livres, seres humanos capazes de amar, viver idéias e de projetar anos cada vez melhores e mais justos. “Em todos os momentos, o Colégio soube acompanhar e utilizar as novas ferramentas para o aprendizado”,  ressaltou.

O diretor do colégio La Salle Dores, Irmão Olavo Dalvit, falando em nome das entidades lassalistas, agradeceu a homenagem e afirmou que além de uma bela história, o La Salle Dores tem ainda um futuro muito promissor. Disse também que ao comemorar cem anos o colégio representa uma prova de que os lassalistas estão construindo uma boa história em Porto Alegre, promovendo o desenvolvimento humano e profissional, com encantamento, paixão e criatividade.

Após a homenagem, os alunos do Ensino Fundamental do colégio realizaram uma apresentação de flauta em alusão aos cem anos do La Salle Dores.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)