Autismo

Centro para tratamento de autismo

Centro para tratamento de autismo
Centro para tratamento de autismo

Nesta terça-feira (20/04), a Psicóloga Vereadora Tanise Sabino esteve em reunião na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), juntamente com o Dr. Alceu Gomes (Coordenador da Saúde Mental da Prefeitura) e Juline Gomes Garcia, representando a sociedade civil.

A pauta da reunião foi sobre a criação de um centro de tramento para o autismo. A Psicóloga Tanise Sabino tem como compromisso em seu mandato parlamentar uma atuação voltada para a saúde mental. Neste sentido, conversando com a liderança Juline Gomes, que é administradora por formação e mãe de um filho de 07 anos com autismo, levaram uma proposta para a Coordenação da Saúde Mental do município, a criação de um centro especializado para o tratamento multidisciplinar para crianças  e adolescentes com diagnóstico  de Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Conforme Juline Gomes: “este Centro de tratamento poderia oferecer atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É importante este centro ter profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, pois são as especializações mais importantes no tratamento”. 

O Dr. Alceu Gomes salientou que a criação do Centro de Autismo é um compromisso do atual do Governo Sebastião Melo, estando inclusive no plano de governo. Referiu também que este Centro do Autismo é uma demanda da sociedade civil organizada, o Executivo e o Legislativo, e que a Coordenação da Saúde Mental já vem se dedicando nesta pauta há bastante tempo através de grupo de trabalho, e a expectativa é que nesta atual gestão seja inaugurado. 

Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino: “a criação de um centro de tratamento do autismo é uma necessidade. Cidades como Canoas e Pelotas já possuem estes Centros. Porto Alegre, que é a capital do nosso estado do Rio Grande do Sul, precisa avançar neste sentido, e a Prefeitura, com certeza, poderá contar com o apoio do Legislativo”.