Solene

Claudio Lamachia recebe título de cidadão emérito

Heinen entrega diploma a Lamachia (d), em sessão presidida por Melo (e) Foto: Ramon Nunes
Heinen entrega diploma a Lamachia (d), em sessão presidida por Melo (e) Foto: Ramon Nunes

Na noite desta sexta-feira (12/9), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, o título honorífico de cidadão emérito de Porto Alegre. Proposta pelo vereador José Ismael Heinen (Dem), a sessão solene foi dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), e acompanhada por autoridades e representantes de entidades de classe do Direito.

Ao prestar a homenagem, Heinen classificou a trajetória de Lamachia como um marco na construção da democracia brasileira. "Lamachia é um atuante profissional do Direito, que tem contribuído com o seu trabalho para o desenvolvimento da sociedade porto-alegrense", definiu. O proponente lembrou ainda que a paixão de Lamachia pelo Direito é um legado de família. "Seu tataravô, Manoel Pacheco Prates, além de ter sido um dos fundadores da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre, lecionou Direito Civil na Faculdade de São Paulo", rememorou ao destacar que o avô do homenageado também integrou a OAB como primeiro secretário. “É a cidade que homenageia este novo cidadão. Lamachia tem um trabalho profícuo para a sociedade brasileira.”, completou Heinen.

Ao agradecer, Lamachia saudou seus pares da diretoria da OAB/RS, com quem fez questão de dividir a homenagem. “Tenho o sentimento de humildade e gratidão. Estou honrado pela homenagem da Câmara, que recebo por realizar um trabalho coletivo”, lembrou. O advogado disse que o título de cidadão emérito o compromete com o futuro de Porto Alegre. “É a hora de afirmamos aos colegas advogados e à sociedade porto-alegrense o compromisso da cidadania contra a corrupção eleitoral, o combate à violência, o cumprimento da Lei Maria da Penha e a defesa de um compromisso de ética na gestão pública”, destacou.

O presidente da OAB no Estado disse acreditar na busca da ordem social "como diz a nossa Constituição Federal, com o respeito aos direitos universais do homem”. Ele ainda elogiou a Câmara Municipal de Porto Alegre, que “tem grande conceito nacional, pelo trabalho de seus membros, e é motivo de orgulho da cidade”, contemplou.

Melo saudou o homenageado e destacou que, para a Câmara, era um momento especial, em um justo reconhecimento para “quem tem feito muito pela cidade e pelo Brasil”. O presidente da Casa ponderou que a homenagem estende-se à OAB, que tem “papel fundamental na missão de passar o Brasil a limpo”. Para o vereador, Lamachia tem uma postura irrepreensível e terá agora o “desafio de ajudar a construir o futuro da nossa cidade”.

Carreira

Porto-alegrense, Lamachia iniciou sua carreira nos Colégios João XXIII, Nossa Senhora do Rosário e Instituto de Educação General Flores da Cunha. Formou-se na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), concluindo diversos cursos de extensão na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na Escola Superior de Advocacia e na Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra).

Antes de chegar à presidência da Seccional da Ordem dos Advogados no Rio Grande do Sul, o advogado integrou o quadro jurídico do Banco do Brasil. Foi sócio da Pacheco Prates & Lamachia – Advogados Associados S/C –, vice-presidente da Associação Americana de Juristas e membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Hoje preside também o Fórum do Conselho de Profissões Regulamentadas do RS.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)