Sessão solene

Lúcio de Constantino recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Lúcio de Constantino é advogado criminalista Foto: Vicente Carcuchinski
Lúcio de Constantino é advogado criminalista Foto: Vicente Carcuchinski (Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA)
No início da noite desta sexta-feira (17/4), a Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre para o advogado Lúcio Santoro de Constantino. O proponente, vereador Lizandro Sabino (PTB), disse que o objetivo da proposta é reconhecer o trabalho desenvolvido pelo jurista. Lizandro afirmou que a homenagem a Constantino é um reconhecimento à classe e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É um professor e um amigo de ações nobres e de firmes posições”, disse ele. O presidente da sessão, vereador Reginaldo Pujol (DEM), saudou o ingresso do homenageado no Conselho de Cidadãos de Porto Alegre, lembrando da contribuição dada pelo jurista na formação de novos profissionais do direito.

Ao agradecer a homenagem, Constantino confessou que não conhecia a natureza do titulo que recebe, responsabilizando a velocidade com que passa o tempo e as transformações da sociedade. “A tradição começa a ficar esquecida, prova disso é a biblioteca, um lugar de concentração e leitura, que está ficando para trás, perdendo pra a velocidade da informação”. Concluiu dizendo que ser Cidadão Emérito é uma tradição preservada pela Câmara como a prova de querer bem a alguém.

Para o prefeito José Fortunati, presente na homenagem, Lúcio Constantino atua em uma das áreas mais complexas do Direito. “No ramo criminal não se pode errar, por tratar de questões emocionais.” Fortunati condenou também o pré-julgamento pelos meios de comunicação, que pode destruir a imagem de uma pessoa. Lembra que, na política, é comum que isso ocorra e lamentou que, mesmo depois de comprovada a inocência do acusado, “nenhum advogado consegue reparar o erro e resgatar integralmente a dignidade humana”.

Histórico

Nascido em Porto Alegre, Lúcio de Constantino é graduado em Direito e possui mestrado em Ciências Criminais pela PUCRS e doutorado pela Unisinos. Conhecido advogado criminalista, Constantino também é professor universitário de Direito em cursos de graduação e pós-graduação nas Escolas Superiores da Advocacia do Estado do Rio Grande do Sul, da Magistratura do Estado do RS e do Ministério Público do RS. Constantino foi eleito presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado do Rio Grande do Sul (Acriergs) e exerceu a função de corregedor e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). Atualmente é relator da 4ª Câmara de Ética da OAB-RS.



Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)