Câmara na Comunidade

Cohab Cavalhada reivindica construção de posto de saúde

Mauro Pinheiro e Sofia, acompanhados por líderes comunitários Foto: Jonathan Heckler
Mauro Pinheiro e Sofia, acompanhados por líderes comunitários Foto: Jonathan Heckler
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), e o vereador Mauro Pinheiro (PT) visitaram na manhã desta sexta-feira (27/5), a comunidade Cohab Cavalhada, na Zona Sul da cidade. Os vereadores por representantes do Executivo e lideranças comunitárias da região. As duas demandas consideradas prioritárias pela comunidade dizem respeito à construção urgente da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a resolução para a quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leocádia Prestes. A necessidade de instalação de um Sase na comunidade também foi destacada pelas lideranças da região.

A iminência de ter o terreno destinado à construção da UBS invadido irregularmente foi o principal problema apontado pelo líder comunitário João Henrique Rodrigues. Demandado no Orçamento Participativo de 2008 e com recursos gravados no Plano de Investimentos 2011, o terreno, cedido pelo Dmae para a construção do posto de saúde local, encontra-se com inúmeros focos de acúmulo de lixo. Também destacou-se o grave problema de devastação da mata nativa nos fundos da área. “Pelo que se vê agora, tudo está se encaminhando para que ocorra uma invasão ao terreno, que já é o segundo destinado para a instalação da nossa UBS”, enfatizou o morador Mario Magalhães.

Sofia Cavedon (PT) lamentou o que está ocorrendo no terreno, localizado na Rua Paulo Maciel. “É muito sério o que está acontecendo aqui, com devastação de mata nativa em uma área de preservação ambiental”, disse a presidente, que imediatamente contatou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, relatando o fato. Os 20 mil moradores do Cohab Cavalhada são atendidos na UBS Monte Cristo, que também já está com dificuldades no atendimento devido à alta demanda.

Quadras Esportivas
 
Na Escola Aberta EMEF Leocádia Felizardo Prestes, na Rua Romeu Vasconcellos Rosa, os vereadores foram informados sobre o desuso das quadras de esportes da escola, pois necessitam de inúmeros reparos, especialmente na parte de drenagem do terreno. Os espaços, que eram usados pelos alunos e, nos finais de semana, pela comunidade, estão desativados há cerca de oito anos, conforme relatou a diretora de ensino, Roseli Mônaco.

Sofia destacou a importância da área e disse que irá ajudar a comunidade a buscar o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e recursos para a construção de um ginásio no local nos programas federais. No Cohab Cavalhada a comunidade solicita também poda de árvores, educação ambiental para o lixo e meio ambiente, cercamento e manutenção da praça e instalação de um Serviço de Apoio Socioeducativo (Sase).

O Câmara na Comunidade é um projeto da Câmara Municipal de Porto Alegre, implantado neste ano, e que promove a visita de vereadores e órgãos da prefeitura às comunidades com o objetivo de identificar as reivindicações dos moradores e encaminhar soluções junto aos órgãos competentes.

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência